O Município de Mêda recebeu, no passado dia 11, vários autarcas nacionais no seguimento do programa CAPACITAR que também este município integra.

Este programa é uma iniciativa de capacitação da Administração Local para o Desenvolvimento Económico Local, que se desenvolverá pelo período do Portugal 2020, tendo em consideração a mudança de paradigma e reorientação das políticas públicas locais. Tem como meta cumprir os objetivos de qualificação e capacitação de autarcas, dirigentes, trabalhadores e outros agentes locais, para o desenvolvimento e a competitividade económica local. Pretende-se uma abordagem inteligente das problemáticas da inclusão social, do empreendedorismo, da empregabilidade, da inovação, da otimização de redes, da cooperação, da governança, da equidade intergeracional, da captação de investimento, da especialização e marketing territorial e da programação estratégica, entre outros novos paradigmas da moderna e exigente governabilidade local.

Foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal e restante Executivo Municipal no Salão Nobre dos Paços do Concelho onde teve lugar um encontro informal de boas vindas. Segui-se uma visita pelo centro histórico, pelos diversos equipamentos municipais e restante concelho onde o ponto alto da visita teve lugar na Aldeia Histórica de Marialva. Para terminar esta “mostra” do concelho foram visitadas algumas iniciativas de empresários locais nos diversos ramos.

No final era notorória a satisfação entre todos aqueles que nos visitaram onde ficou bem patente o desejo de nos voltarem a visitar, a nível pessoal, para passar um belos dias de descanso e conhecer melhor esta aprazível região de Portugal.

 

Galeria de fotografias