,

Obra de Rui Zink - "A Instalação do Medo", debatida pelo Clube de Leitura

a origem do medo clube de leitura 2

Decorreu no dia 17 de janeiro no auditório da biblioteca municipal, o VIII encontro do Clube de Leitura de Mêda, tendo desta vez levado a debate o livro, “A instalação do medo” da autoria do famoso escritor e professor universitário, Rui Zink.

Nesta ação de apoio à leitura, apresentada pela animadora sociocultural da biblioteca municipal de Mêda, Paula Oliveira de Sousa Neto, teve como moderador o psicopedagogo Cáudio Rebelo.

Para além da análise ao livro, foi feita a abordagem à temática do medo nas suas mais variadas formas, pois desde que o Homem é Homem, que sente medo de alguma coisa, do medo às feras, à escuridão, à morte, à dor, à violação, ao abandono, medos que são tão antigos quanto o sangue humano, até ao medo incutido artificialmente pelas estruturas do poder, pelas instituições, pelos Homens uns aos outros.

No final, foi proposta pelo psicopedagogo Cláudio Rebelo, uma dinâmica de grupo, que consistiu em que cada um  dos presentes neste clube de leitura, escrevesse numa folha de papel, o seu medo, as respostas variaram desde a morte, o sofrimento ás doenças oncológicas, a velhice, a demência, a perda de um filho, desemprego,ataques terroristas, fobia de multidões entre outros. Houve ainda alguns minutos de confraternização com um momento de chá. O clube de leitura de Mêda agradece a todos os presentes a forma como colaboraram.