XXVI Festival de Folclore Cidade de Mêda

Folclore anima mais uma vez a cidade de Mêda

No passado Domingo, dia 29 de Maio realizou-se o XXVI Festival de Folclore da Cidade de Mêda. O Festival teve lugar na Casa Municipal da Cultura pelas 15H30 e teve início com a já concentração dos grupos etnográficos presentes em frente aos Paços do Concelho, que seguiram em desfile até à Casa Municipal da Cultura.

A edição deste ano do Festival contou presença os seguintes grupos etnográficos: Rancho Folclórico “As Sachadeiras da Várzea” de Vila Nova do Ceira; Rancho Folclórico de Piares de Penha Longa – Marco de Canaveses; Rancho do Centro Cultural e Recreativo de Mêda; Rancho do Centro Sócio-Cultural da Coriscada e Rancho Folclórico Etnográfico de Britiande.

Ao longo do Festival, o público pôde apreciar mostras etnográficas distintas que ilustraram o modo de vida de cada região representada. Nas letras, as histórias de vida de outrora e nos passos um regresso ao passado feito através de um trabalho de recolha de modas e danças de outros tempos, reviver as raízes da cultura portuguesa, dando a conhecer usos e costumes que perduram na memória das gerações através do Folclore.

A Autarquia, pelas palavras do Presidente da Câmara Municipal, Armando Carneiro, entende que o Folclore desempenha um importante papel na preservação dos costumes e tradições e da necessidade de salvaguardar o património cultural das nossas gentes. Referiu ainda que é importante passar para os mais novos o testemunho do passado e o gosto pela preservação da cultura popular das gerações ancestrais sendo este um dos objectivos deste Festival de Folclore, pelo qual a Câmara tem todo o gosto em apoiar.