XIV Feira do Livro

Município promove a leitura

Entre os dias 26 a 29, teve lugar a XIV Feira do Livro da Cidade de Mêda na Biblioteca Municipal e espaço envolvente. À semelhança dos anos anteriores, a Feira do Livro continua a ser uma parceria entre o Agrupamento de Escolas do Concelho de Mêda e a Autarquia Medense.

A edição deste ano para além da venda de livros contou com actividades voltadas para as crianças (Peddy Paper / Jogo da Glória), inauguração da exposição: “Leitura em Movimento – Bookcrossing” e um colóquio subordinado ao tema “Ciências da Educação – Conflito de Gerações”. No dia 27 teve lugar um encontro com a escritora Ana Saldanha e os alunos da Escola EB 2/3 S de Mêda. Contou ainda com cerca de 2500 títulos para venda de várias editoras, muitos deles com a chancela do Plano Nacional de Leitura (Ler +).

Marcaram presença na cerimónia inaugural o Presidente da Câmara Municipal e respectivo Executivo Municipal, um representante do Agrupamento de Escolas do Concelho de Mêda, o responsável pela Biblioteca Municipal, e representantes da Caixa Geral de Depósitos e Intermarché de Mêda, que apoiaram várias iniciativas de leitura.

O Presidente da Câmara Municipal, Armando Carneiro, referiu durante a inauguração do certame, que “O livro se reveste de uma importância fundamental para o desenvolvimento das sociedades e para o crescimento intelectual dos indivíduos. É ele que permite ao ser humano registar factos importantes da sua história e transmitir tais factos às sociedades seguintes, actuando assim como factor do conhecimento. Além da importância de levar o conhecimento de geração a geração, o livro tem uma importância fundamental na disseminação do conhecimento na mesma geração e como tal a Feira do Livro desempenha um importante papel na divulgação e fomentação da cultura.

Na abertura da Feira também se procedeu á entrega de prémios aos melhores leitores da Biblioteca Municipal, pelo Presidente da Câmara Municipal.

O principal objectivo deste evento é possibilitar um contacto directo com o livro à população que se deslocar à feira e, possibilitar ainda, o acesso a livros com vários descontos, promovendo os hábitos e o gosto pela leitura.