Tardes Séniores

Idosos vão ao cinema

Ontem, dia 25 de Maio, o auditório da Casa Municipal da Cultura de Mêda, contou com a presença de cerca de 40 utentes do Lar da Santa Misericórdia de Mêda para mais uma sessão de cinema “Tardes Séniores” que vai já na 4ª sessão. O programa “Tardes Séniores” é uma proposta do Município de Mêda que pretende juntar uma vez por mês, numa tarde, os idosos do Concelho, para com eles realizar diversos projectos de animação social e cultural, em colaboração com as Instituições de Solidariedade Social do Concelho.

Esta iniciativa é mais um testemunho do trabalho que a Autarquia tem vindo a realizar com a população sénior do nosso concelho com o propósito de melhorar a qualidade de vida e o convívio entre pessoas desta geração. A empresa municipal Nova Mêda e o Município acreditam e partilham a ideia de que a população Sénior preserva o gosto pela busca de novos conhecimentos e de novas experiências, e foi neste contexto que surgiu esta ideia.

Com estas sessões, pretende-se estimular os idosos a nível psíquico, ao nível da memória e da motivação, bem como dinamizá-los activamente do ponto de vista físico através das deslocações e caminhadas até ao local. Integradas nas actividades de ocupação de tempos livres dos lares, estas sessões de cinema permitem aos idosos manter a proximidade e o contacto com a comunidade local e estimular o interesse sobre a actualidade, promovendo uma qualidade de vida saudável e evitando o isolamento e solidão, sentimentos apontados como os mais sentidos pelos utentes dos lares.