XIII ExpoMêda dia 10 de novembro

O segundo dia da XIII ExpoMêda começou, pelas 10.00H da manhã, no salão Nobre dos Paços do Concelho, com as assinaturas dos protocolos com a Associação Dignitude e com a Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa, que visam, respetivamente, garantir o acesso ao medicamento em ambulatório por parte de qualquer cidadão que, em Portugal, se encontre numa situação de carência e o último a promoção da ação empresarial entre Portugal e França.
Ao início da tarde foi inaugurada na localidade de Vale do Porco a Praça Ana Abrunhosa, numa cerimónia simples, mas com muitos afetos, e que contou, além da homenageada, também, com a presença da Sra. Presidente da CCDRC, Dra. Isabel Damasceno, de vários autarcas da região, amigos e familiares que se quiseram juntar ao ato. O Presidente da Câmara, Dr. João Mourato, no momento da inauguração, prestou uma significativa homenagem à Sra. Ministra, que tem as suas raízes na referida localidade, enaltecendo o apoio que tem vindo a prestar às Autarquias Locais do Interior. A Sra. Ministra agradeceu a homenagem ora realizada e a presença de todos, e de uma forma especial agradeceu aos habitantes do Vale do Porco que de forma massiva fizeram questão de comparecer. Seguidamente, no Poço do Canto, foi prestada homenagem ao empresário Jorge Lourenço, proprietário da empresa Vinilourenço.
Ao anoitecer, no palco da Nave de Exposições, decorreu o concerto didático do Centro de Formação Musical, que marcou assim, também, o arranque oficial do ano letivo 2023/2024. Pelas, 18.00H, na Casa da Cultura realizou-se a apresentação pública da Área de Acolhimento Empresarial, numa sessão bastante participada e que foi apresentada pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Mêda, Dr. João Mourato, e pelo Sr. Vice-Presidente, Eng. César Figueiredo. A Sr.ª Ministra da Coesão Territorial, Prof.ª Dr.ª Ana Abrunhosa, realçou a importância dos fundos comunitários para a realização de projetos desta envergadura e cumprimentando os muitos empresários presentes, desafiou-os a acreditar no território e a apostar no Concelho de Mêda. Já noite dentro, no palco da Nave de Exposições, atuaram Carlos Fial acompanhado de António Marta e de Carlos Pedro, e no palco da tenda de espetáculos Elena Correia, banda Volta e Meia e Deejay Ex.