V Congresso de Arqueologia do Interior Norte e Centro de Portugal

V Congresso de Arqueologia do Interior Norte e Centro de Portugal13,14 e 15 de Maio de 2009

PINHEL | MÊDA |

FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO | VILA NOVA DE FOZ CÔA

MÊDA

Dia 14 de Maio

(CASA MUNICIPAL DE CULTURA)

Pré-História e Romanização

A Casa Municipal de Cultura de Mêda recebe no dia 14 de Maio o V Congresso de Arqueologia do Interior Norte e Centro de Portugal, organizado pela ACDR de Freixo de Numão, Parque Arqueológico do Vale do Côa e Associação Para a Promoção da Arte e Cultura do Vale do Côa e Douro Superior.

É uma realização que vai decorrer de 13 a 16 de Maio nos concelhos de Pinhel, Mêda, Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa.

O Presidente do Município de Mêda, João Mourato, evidencia a importância desta realização de grande alcance científico e histórico, favorável ao debate, estudo, encontro de ideias e soluções para um dos vectores importantes que integram na nossa afirmação como povo: A nossa História.

Isto porque não há presente sem passado e não há futuro sem compreendermos ambos. A dimensão e a riqueza que os sítios arqueológicos, os monumentos, os testemunhos legados pelo passado, as manifestações culturais, artísticas, um património colectivo que nos honta, merecem ser estudados e divulgados, transmitidos às novas gerações para que também elas alicercem o seu futuro.

9H30 -Abertura do Secretariado. Recepção aos participantes

10H00 – «Mineração aurífera, povoamento e rede viária da época Romana no Alto Douro (português)»

Francisco Sande Lemos e Cala Braz Martins

10H30 – «Três Minas: o abastecimento de água no Couto Mineiro Antigo»

Regula Wahl-Clerici

10H50 – Intervalo

11H15 – «Uma nova via”na velha rede viária Romana de Mangualde. Estaremos no caminho certo?»

António Luís Marques Tavares

11H35 – «Outeiro Lesenho (Boticas): intervenções recentes no povoado proto-histórico»

Gonçalo Cruz; João Fonte e Carla Martins

11H55 – Debate