Medalha entregue pelo Secretário de Estado da Cultura no dia 20 em Ponte de Lima, no âmbito da convenção nacional do património histórico-cultural.

O Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, entregou a medalha de mérito cultural a Adriano Vasco Rodrigues no passado dia 20 em Ponte de Lima, no âmbito da convenção nacional do património histórico-cultural.

Adriano Vasco Rodrigues, investigador e docente natural de Longroiva desde cedo se interessou pela arqueologia e história deste distrito, tendo promovido vários trabalhos de campo refletidos numa vasta bibliografia que se reparte entre o Paleolítico e a Idade Média. É autor de obras e estudos de investigação histórica, artística e arqueológica, tendo contribuído para um maior conhecimento ao nível da arqueologia peninsular através de obras como “Arqueologia da Península Hispânica” ou “História Geral da Civilização”. O trabalho de investigação desenvolvido tem sido reconhecido a nível internacional, participando em colóquios e seminários europeus. Entre 1959 e 1964, foi coordenador do curso de Arqueologia Hispânica na Universidade do Porto. É membro da união europeia de conselheiros técnico-científicos e investigador do centro de estudos africanos da Universidade do Porto. Em 1996 foi condecorado com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, tendo recebido medalhas de mérito da cidade do Porto, da Guarda e do município de Almeida. A sua vida tem sido repartida entre a investigação e a docência, nomeadamente em Portugal, Angola e a Bélgica, onde dirigiu a Schola Europaea.

Desta forma o Município de Mêda felicita o Dr. Adriano Vasco Rodrigues por este reconhecimento à muito devido.