Município de Mêda Cedeu Escola de Vale do Porco à Associação de Amigos de Vale do Porco

A Câmara Municipal da Mêda cedeu, por comodato, o edifício da antiga Escola Primária de Vale do Porco, freguesia de Poço do Canto, à Associação de Amigos desta localidade a fim de ser utilizada para fins sociais, culturais e recreativos.

Mercê do decréscimo de alunos e de população, a escola foi desactivada há cerca de três anos e encontrava-se sem utilidade efectiva.

No âmbito da sua estratégia política de dar funcionalidade a algumas escolas primárias que se encontram desactivas no concelho, celebrou este contrato em que a Associação de Amigos de Vale do Porco fica incumbida gestão do antigo estabelecimento de ensino.

O Presidente do Município, João Mourato, disse na ocasião que “ atendendo à inevitabilidade de não existirem crianças em idade escolar nesta localidade, a Câmara Municipal entregou à Associação de Amigos de Vale do Porco este edifício escolar para aqui serem desenvolvidas diversas tarefas nomeadamente de índole cultural e social”.

João Mourato afirmou também que “ é com alguma mágoa que se assiste sempre ao encerramento de uma escola porque denota e testemunha um facto real: o interior carece de gente, de crianças que são o futuro, de jovens que se fixem e nesse sentido o Município está a desenvolver todos os esforços para que aqui se radiquem com a criação de equipamentos e incentivando as pessoas a ficar aqui, com qualidade de vida, oportunidades de desenvolverem as suas capacidade e contribuírem para o desenvolvimento económico, cultural e social do concelho”.

Observou que hoje é possível a um jovem, sem sair Mêda, obter o seu curso superior através do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta, criado por protocolo celebrado com a autarquia municipal.