Festividades em Honra do Sr. Bom Jesus dos Passos arrancam hoje

O Município de Mêda promove de 13 a 16 de Agosto as tradicionais festas da devoção do Bom Senhor Jesus dos Passos, manifestação religiosa e de expressão da fé do povo.

Um programa de animação e desporto vem dar alegria a estas festividades que em pleno Verão são de forma vivenciada sobretudo pelos portugueses residentes no estrangeiro ou dos que, em outras terras portuguesas, desenvolvem a sua vida ou se radicaram mas que nunca esqueceram a sua terra–natal.

O Presidente do Município de Mêda, Armando Carneiro, considera que “é importante preservar quer na sede de concelho quer nas freguesias rurais, estas manifestações que fazem parte integrante da cultura das pessoas e que é necessário apoiar sob pena de um dia poder vir a perder-se”.

Armando Carneiro entende que a animação prevista para estas festividades corresponde, dentro das possibilidades da autarquia, àquilo que as pessoas pretendem quer para se divertir, conviver com alegria com os familiares e amigos e ver ao vivo alguns dos ídolos da música portuguesa e do desporto da Mêda.

Contudo, a fé no Senhor Bom Jesus dos Passos, cuja capela se situa na Avenida Gago Coutinho e Sacadura Cabral, é o centro destas festas religiosas.          

Para o efeito foi elaborado um programa com a presença de grandes nomes do panorama musical de Portugal, designadamente a fadista Ana Moura e Roberto Leal que, certamente, vão de encontro aos desejos dos medenses e forasteiros.

A Mêda e os medenses, na senda da tradição de sempre bem acolher, receberão todos os que sendo daqui naturais ou de alguma forma aqui ligados por laços familiares, profissionais ou sentimentais, poderão usufruir de um tempo diferente nas Festas da Cidade e do Senhor Bom Jesus dos Passos.