Inauguração do Posto de Turismo de Marialva

A Aldeia Histórica de Marialva é a segunda a inaugurar o Posto de Turismo na rede das Aldeias Históricas de Portugal

A Câmara Municipal de Mêda inaugurou as obras de requalificação do posto de turismo da aldeia histórica de Marialva no dia 19 de junho, pelas 18h30.

A aldeia histórica de Marialva, é a segunda a inaugurar o Posto de Turismo reconvertido para o paradigma das Aldeias Históricas de Portugal, imagem que no futuro será comum a todos os outros equipamentos que venham a ser desenvolvidos na rede, (Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso fazem parte da rede das Aldeias Históricas de Portugal).

A inauguração contou com a ilustre presença do Presidente de Turismo do Centro Dr. Pedro Machado que refere que há todo um vasto território ao centro do país que também fica a ganhar pela amplitude deste projeto, representando um ativo daquilo que é a capacidade de informarmos melhor os nossos turistas e que a partir dessas informações eles possam beneficiar e usufruir daquilo que são as suas valências.

A sessão contou também com a presença da Presidente da CCDRC, Dr.ª Ana Abrunhosa, que afirmou que “não há desenvolvimento sustentável se ele não se fizer a partir dos territórios e das pessoas, sendo que a estratégia deve-se ser pensada pelas pessoas do território, não tendo uma atitude fatalista face ao futuro destes territórios”.

Já a coordenadora da rede das aldeias históricas, Dr.ª Dalila Dias, diz que a rede das Aldeias Históricas está a trabalhar numa estratégia de eficiência coletiva e os postos de turismo em cada uma das Aldeias Históricas é para ir inaugurando, ao ritmo do novo quadro comunitário.” Quem entra num território das aldeias tem que identificar à partida que está dentro de uma aldeia histórica de Portugal.” Nas palavras do Presidente da Câmara, Dr. Anselmo Antunes de Sousa, inaugurou um verdadeiro ‘diamante’ turístico em tempos de renovação turística da rede das Aldeias Históricas de Portugal. “Pensamos e temos a certeza que são espaços que são muito importantes para o turista que nos venha visitar, são espaços em que o turista entra aqui e vê que têm alguma dignidade e além disso o mais importante é que a partir daqui pode conhecer toda a riqueza do nosso concelho, como também entendemos que é muito importante a partir daqui fazermos um trabalho em rede com as outras Aldeias Históricas, pois só trabalhando em rede é que conseguimos atingir mais riqueza, trazer mais gente ao nosso concelho”.

O Posto Turismo de Marialva tem uma localização privilegiada, junto à cisterna no exterior da muralha medieval do Castelo de Marialva com uma estrutura moderna e atrativa, destina-se a receber todos quantos visitam o concelho e a região, prestando os devidos esclarecimentos e informações requeridas, promovendo o território e todas as iniciativas que neste se desenvolvem.