Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação inaugura as novas instalações do Centro de Apoio a Idosos de Mêda

 

No passado dia 19 de Junho, foram inauguradas na cidade de Mêda as novas instalações do Centro de Apoio de Idosos. Na inauguração desta nova valência da Santa Casa da Misericórdia de Mêda, estiveram presentes para além do Sr. Provedor, Anselmo Antunes de Sousa, a Sra. Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Dra. Idália Moniz, o Bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho, o Sr. Governador Civil da Guarda, António José Pacheco, o Director do Centro Distrital da Segurança Social, Dr. José Albano, o Presidente da Câmara Municipal de Mêda, Armando Luis Carneiro e inúmeras personalidades convidadas, assim como um número significativo da população local que também se quis associar a este momento.

Após o descerramento da placa inaugural pela Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação e pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal, e da bênção dada por D. Jacinto Botelho, Bispo de Lamego, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer as novas instalações que se pautam por ser uma unidade moderna, permitindo uma melhor resposta às necessidades sociais da população da 3ª idade do concelho. Tem capacidade para 60 utentes, conta com instalações de fisioterapia, salas de convívio, quartos duplos e individuais, serviço de cozinha e lavandaria.

Usaram da palavra na Sessão Solene o Sr. Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mêda, o Bispo de Lamego, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Mêda e a Sra. Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação.

No seu discurso, o Provedor, Anselmo Sousa destacou a importância desta obra que, apesar de muito sacrifício, e que só foi possível a sua conclusão graças ao contributo muito importante alguns beneméritos que têm ajudado esta instituição, uma vez que este projecto não foi contemplado com verbas do Governo. Referiu ainda, que se encontra em fase de conclusão uma nova valência, aproveitando a presença da Sra. Secretária de Estado para a sensibilizar a apoiar esta fase da obra.

Seguidamente usou a palavra sua Exa. Reverendíssima D. Jacinto Botelho, Bispo de Lamego, realçando a importância que a Santa Casa da Misericórdia tem na vida das pessoas, apelando a todos para uma boa “solidariedade social”.

O Sr. Presidente da Câmara Municipal, nas suas palavras, demonstrou o seu apoio à equipa da Santa Casa da Misericórdia de Mêda e reafirmou que o Município está a aberto para ajudar no que puder.

A Dra. Idália Moniz terminou a Sessão Solene com palavras de elogio pela obra efectuada e relembrou que o Governo não está alheio às necessidades das IPSS e das instituições de solidariedade social. Prometeu ao Sr. Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mêda, avaliar o pedido de comparticipação das obras que estão em curso, garantindo que caso o orçamento permita, a mesma será apoiada.

Terminada a Sessão Solene, houve lugar a um lanche convívio entres os convidados e população presente.