XXV Festival de Folclore de Mêda

População mostrou o seu lado festivo e aderiu em massa ao Festival

A cidade de Mêda foi palco no passado domingo, dia 6 de Junho, do XXV Festival de Folclore de Mêda. O evento foi organizado pelo Município de Mêda em parceria com a empresa Municipal Nova Mêda. O Festival teve lugar na Casa Municipal da Cultura de Mêda, começando com um desfile junto à Câmara Municipal.

Em palco, para além dos ranchos que fizeram as honras da casa, Rancho do Centro Cultural e Recreativo de Mêda e o Rancho do Centro Sócio-Cultural da Coriscada, estiveram também presentes o Rancho Folclórico de Vila Nova de Foz Côa, o Rancho Folclórico de Trevões e o Grupo Folclórico Danças e Cantares de Modivas.

O Sr. Presidente da Câmara Municipal a respeito deste evento sublinhou a importância deste tipo de eventos e dos grupos folclóricos na preservação das tradições, da cultura popular e da etnografia. “Os grupos de folclore revelam-se de uma extrema importância em divulgar os usos e costumes de há décadas, para que a população se reveja nas danças, cantares e trajes, que espelham formas de vida dum Povo que cantava trabalhando. O reavivar de tradições assume particular importância quando o objectivo é o da preservação de um Património Cultural de inegável valor, que tenta resistir a um Mundo cada vez mais globalizado.

Terminou como uma mensagem de agradecimento a todos os participantes: “Aos nossos folcloristas, uma palavra de agradecimento e de coragem para que continuem com a força que têm demonstrado, mesmo remando contra ventos e marés e pelo reconhecimento da disponibilidade sempre presente.”

Mais uma vez a população da Mêda mostrou o seu lado festivo e aderiu à iniciativa massivamente, tornando-se pequeno o pavilhão multiusos da Casa Municipal da Cultura.