Entrega de certificados e diplomas a alunos do concelho de Mêda

Formandos do concelho recebem a certificação do 9º ano pelo programa Novas Oportunidades

O Centro de Novas Oportunidades de Trancoso, entregou, no dia 21 de Abril, em sessão pública, os diplomas de conclusão do 9º ano de escolaridade aos formandos do concelho que obtiveram, através do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, a conclusão do ensino básico, 3º ciclo, ministrado pelo CNO.

A cerimónia teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou, para além dos formandos, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, do director da Escola Profissional de Trancoso, onde o CNO de Trancoso está localizado e alguns dos seus formadores. Depois da entrega dos diplomas houve lugar a um “Porto de Honra” no edifício da Câmara Municipal.

O Sr. Presidente da Câmara Municipal de Mêda, Armando Luís Carneiro, referiu que “a escolaridade desempenha um papel importante no desenvolvimento e nas organizações. Quando se fala em desenvolvimento existe a tendência para reduzi-lo a um dos seus componentes: a das condições materiais de existência vista através da prosperidade económica do país e dos indivíduos. Contudo, o desenvolvimento também passa pela vida intelectual, isto é, pelas condições fornecidas aos indivíduos para se poderem melhorar a si próprios do ponto de vista intelectual, para se tornarem mais felizes e melhores cidadãos”.

O director da Escola Profissional de Trancoso, referiu que foi com muito agrado e satisfação que viu atingida esta meta para estes formandos, esperando que eles continuem o seu percurso formativo, desta vez com a conclusão do ensino secundário. Salientou também: “Na actualidade é importante apostar-se na qualificação e formação profissional. Só assim é possível estar preparado para a competitividade no mercado de trabalho e superar novos desafios.”