Convite: Côa Criativo 2013

Territórios do Côa organiza segunda edição do CÔA CRIATIVO

A cargo da Territórios do Côa – Associação de Desenvolvimento Regional, e em representação da região de influência do Vale do Côa – Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, Mogadouro, Pinhel, Sabugal, Torre de Moncorvo, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa –, decorrerá no próximo dia 10 de Dezembro, terça-feira, no Auditório da ExpoCôa, em Vila Nova de Foz Côa, a segunda edição do CÔA CRIATIVO.

Integrado do Plano de Promoção ao abrigo da Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE Turismo e Património no Vale do Côa, prevê-se para esta edição de 2013 dar continuidade a um projecto inovador e fortemente potenciador de momentos criativos capazes de estimular a identidade territorial e o espírito empreendedor. O programa deste ano contempla a apresentação de dois suportes comunicacionais da região, que certamente irão transmitir uma mensagem positiva e demonstrativa do potencial do Vale do Côa – Vídeo Promocional e iBook (livro digital interactivo); bem como dois Workshops com temas que se prevê venham a estimular a ‘Arte de Empreender’. São dois os oradores convidados para a sessão da tarde, em parceria com a Academia das Emoções – Ana Santiago, que é autora do livro ‘Qual a sua melhor versão? – Guia prático para a realização pessoal e profissional?’, editado em Junho de 2013, e autora do Blog VIPP, alojado na secção de Economia do Jornal Expresso; e Rafael Montes, Maestro e Director de Orquestra, é também Arquitecto e proporcionará aos participantes um interessante momento subordinado ao tema ‘Organizações Sinfónicas – O Caminho para a Excelência’.

A Territórios do Côa acredita assim na importância de dar continuidade a acções deste tipo, cujos objectivos assentam sobretudo em:

1. Promover a competitividade do território – destino turístico;

2. Promover soluções inovadoras que respondam à problemática do desenvolvimento sustentável em territórios de baixa densidade;

3. Valorizar os recursos endógenos do território para o desenvolvimento das actividades turísticas e a dinamização local;

4. Proteger e valorizar os recursos culturais, ambientais e das paisagens que marcam a identidade do Vale do Côa;

5. Promover o Vale do Côa no mercado nacional;

6. Dotar todos(as) os(as) interessados pelo Vale do Côa de capacidade empreendedora e criativa;

7. Promover um padrão de especialização, dinamizando a produção de bens e serviços turísticos;

8. Fomentar o desenvolvimento e a inovação de produtos turísticos; 9. Promover o empreendedorismo no Vale do Côa.

Do conjunto de atividades previstas consta também uma visita guiada ao Museu do Côa, sendo que o transporte até ao local, a cargo da organização, será feito com recurso ao Comboio Turístico de Vila Nova de Foz Côa.

No final dos trabalhos serão ainda entregues os troféus aos vencedores dos Concursos de Ideias da edição do CÔA CRIATIVO 2012.

A informação detalhada poderá ser consultada na página do facebook do CÔA CRIATIVO e os(as) interessados poderão inscrever-se, até ao dia 7 de Dezembro, preenchendo, para o efeito, o respectivo formulário disponível em http://www.valedocoa.pt/coa-criativo-2013 ou enviando os seus dados para o endereço de e-mail coacriativo@gmail.com