Comemoração do Dia Mundial da Árvore

Comemoração do Dia Mundial da ÁrvoreEsta iniciativa contou com a participação de 44 alunos do 6º ano de escolaridade da Escola E.B. 2/3 de Mêda

O Município de Mêda, através do Gabinete Florestal em parceria com o Agrupamento de Escolas de Mêda e a Empresa Municipal Águas de Longroiva celebrou no passado dia 22 de Março em Longroiva o Dia Mundial da Árvore. Devido ao facto desta comemoração neste ano coincidir com o Domingo, decidiu-se celebrá-la no dia a seguir, dia 22 de Março.

Esta iniciativa contou com a participação de 44 alunos do 6º ano de escolaridade da Escola E.B. 2/3 de Mêda que plantaram, cada um, uma árvore no espaço envolvente do Parque Termal, contabilizando um número de 46 árvores plantadas. As espécies plantadas foram Plátanos, Tílias, Aceres e Liquidambares. Esta actividade pretendeu sensibilizar as crianças para a preservação do meio ambiente, alertar para o desbaste da floresta e reconhecer a importância das Florestas na manutenção na vida.

Para além dos alunos e respectivos professores da escola E.B. 2/3 marcaram também presença o administrador da ADL, Jorge Ramos, o vereador Anselmo de Sousa e o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Mêda, Armando Carneiro que referiu: “Uma das funções da escola é formar os cidadãos do futuro e com estas actividades de sensibilização pretendemos formar cidadãos mais activos e interventivos, nomeadamente no que diz respeito aos riscos que corre o planeta e a floresta”. Mencionou ainda: “São acções que indirectamente chegam aos adultos, eles em casa chamam atenção dos mais velhos para esta prioridade, que é a floresta. Deste modo o Município de Mêda não podia ficar alheio a esta iniciativa”.

É fundamental que nos lembremos e actuemos todos os dias com consciência de que o mundo natural está a ser maltratado, e que temos que começar a respeitá-lo e a promovê-lo nos espaços à nossa volta. Como prioridade, temos que cuidar de todas as zonas naturais sendo fundamental proteger e aumentar a cobertura vegetal.

A jornada encerrou com um lanche-convívio num ambiente de grande alegria e sentimento de dever cumprido.

Meda, 23 de Março de 2010