Município representado através do Presidente Anselmo Sousa

Com a presença da maioria dos presidentes de câmara que compõem o seu território, a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela – CIMBSE, inaugurou na passada 4ª feira, 22 de abril 4, o TURISMO DAS BEIRAS E SERRA DA ESTRELA, em Salamanca, na Calle Zamora, 1, junto à Plaza Mayor.

Este espeço tem por objetivo, não apenas servir de posto de turismo permanente de promoção da região da CIMBSE, mas funcionar como base para uma programação de eventos e de um conjunto de ações de marketing destinadas a cativar turistas de toda a região de Castilla-León. É um espaço não muito amplo, contendo diversas mensagens de apelo aos atrativos da região e evidenciando “Portugal tan cerca…”

A cerimónia da inauguração, com o descerramento de uma placa alusiva à ocasião, foi dirigida pelo Presidente da CIMBSE, Vitor Pereira, acompanhado de Júlio Lopéz Revuelto, responsável de turismo do município de Salamanca, em representação do Alcalde. Marcou presença, também, Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro de Portugal, entre outras personalidades portuguesas e espanholas.

No discurso proferido, o presidente da CIMBSE sublinhou que o TURISMO DAS BEIRAS E SERRA DA ESTRELA “procura corporizar uma estratégia de colaboração e cooperação transfronteiriça entre estas regiões irmãs da Península Ibérica”, apelando aos salamantinos para visitar a região, “uma caixa de surpresas”, “a pouco mais de uma hora de distância”.

Considerando que “uma das riquezas deste território reside na sua diversidade de oferta que acaba por permitir uma complementaridade singular”, Vitor Pereira destacou, entre outros atrativos, “uma das mais belas paisagens de montanha entre o Parque Natural da Serra da Malcata e o Parque Natural da Serra da Estrela”, os castelos e fortalezas, as Aldeias Históricas, as Aldeias de Xisto e as Aldeias de Montanha. Referiu-se ainda à rica gastronomia e à hospitalidade: “as populações das Beiras e Serra da Estrela são por natureza afáveis, simpáticas, prestáveis e sempre disponíveis para acolher, receber e aconselhar os visitantes”.