Autarquia sensibiliza para adoção de animais com exemplo de excelência a partir do Canil/Gatil municipal

De forma a assinalar o Dia Mundial do Animal que se assinala todos os anos no dia 04 de outubro e à semelhança do ano passado, o Município através do Canil/Gatil Municipal, organizou neste passado sábado, dia 3 uma “cãominhada” para sensibilizar a população sobre a problemática do abandono e maus tratos aos animais de estimação.

Foram vários os voluntários que se associaram a esta iniciativa, levando os seus próprios cães, ou aqueles que levaram a passear os cães que se encontram para adoção no canil, estando deste modo a melhorar a sua qualidade de vida e contribuir com a sociabilização dos cães até serem adotados. A equipa cinotécnica da Guarda Nacional Republicana, também se associou a esta iniciativa com desmonstrações do trabalho efetuado pelos seus binómios em situações catástrofes e resgate, procura de engenhos explosivos ou estupefacientes, mostrando deste modo que os cães também são bastante uteis e desempenham um importante papel noutra situação sem ser o de “animal de companhia”.

O Presidente da Câmara Municipal, Prof. Anselmo Sousa, referiu a importância deste tipo de ações de sensibilização para diminuir uma prática cruel como o abandono ou os maus tratos a animais, relembrando que o Canil/Gatil Municipal possui excelentes condições e entre outras valências, possui também um serviço onde os animais poderão ficar à guarda de tratadores, quando os seus donos necessitarem de se ausentar, não havendo por isso necessidade do abandono do animal.