3ª prova da Taça de Portugal XCM SPORTZONE 2012 em BTT decorreu na Mêda

Rúben Almeida (Sartex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) venceu neste domingo a Maratona de Mêda, terceira prova pontuável para a Taça de Portugal de XCM Sport Zone. Carlos Gomes (Xyami/Fagor/Nova Vida), terceiro classificado, segurou a liderança da classificação geral absoluta. A estoniana Maaris Meier (Somamaratonas) triunfou entre as senhoras, mas a campeã nacional, Ana Antunes (JP Bike Clube), segunda classificada em Mêda, segurou o primeiro lugar da geral. 

A corrida masculina, de 86 quilómetros, começou a decidir-se na dura subida ao Poço do Canto. Foi aí, quando estavam já percorridos cerca de 60 quilómetros, que se fez a selecção determinante. Na chegada à meta, apenas três homens estavam em condições de discutir o triunfo. Rúben Almeida foi o melhor, desforrando-se da derrota por milímetros, também em Mêda, no Campeonato Nacional do ano passado. Carlos Gomes foi segundo e David Vaz, colega de equipa do vencedor, fechou o pódio. 

Na geral da Taça de Portugal Sport Zone, Carlos Gomes mantém uma liderança confortável na classificação absoluta e na tabela de veteranos A. Rúben Almeida aproveitou a vitória para cimentar o primeiro lugar na categoria de elite. 

A corrida feminina contou com 66 quilómetros, mas também teve emoções ao rubro. Ana Antunes foi a primeira ciclista a distanciar-se da concorrência, mas Maaris Meier nunca perdeu de vista o objectivo de ganhar, acabando por alcançar e ultrapassar a portuguesa para conseguir uma vitória em solitário. Ana Antunes foi a segunda, resultado mais do que suficiente para manter-se à frente na geral feminina, e Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI) completou o pódio na maratona beirã. 

O veterano B José Rosa (Ser e Parecer Team) foi o melhor no seu escalão e reforçou o primeiro posto da geral. Igual resultado foi conseguido pelo veterano C João Marques (BTT Loulé/BPI). Já em veteranas, Filipa Fernandes (BTT Seia) triunfou e aproximou-se da líder, Lia Seabra (Galitos/Ciclismo 1904-Slowdown), segunda em Mêda. 

A melhor equipa em Mêda foi o BTT Seia, que continua na senda do sucesso, liderando, por isso, a geral coletiva. 

 

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

 

 Classificações Completas: Clique Aqui