Apoio ao Associativismo Concelhio

Assinatura de protocolos de apoio e cooperação entre o Município e as Associações do Concelho

Decorreu no passado dia 24 de Maio no Salão Nobre dos Paços do Concelho a assinatura de protocolos de apoio entre a Autarquia e as Associações Culturais, Desportivas e Recreativas do Concelho.

O Sr. Presidente da Câmara, Armando Carneiro, destacou que o movimento associativo constitui um das riquezas sobre as quais assenta a identidade do concelho de Mêda, onde as colectividades e associações, para além de locais de convívio e de reunião, são também espaços de amizade, fraternidade, de cooperação e de solidariedade, de humanismo e de cidadania. Ciente da importância do associativismo, a Câmara Municipal de Mêda, tem todo o interesse em apoiar as mais diversas vertentes da actividade comunitária desenvolvida pelas colectividades e associações, reconhecendo e valorizando o papel que desempenham junto da população, na defesa das raízes culturais locais e na dinamização cultural da comunidade. Assim sendo, o Município de Mêda, incluiu nos seus planos de actividades e orçamentos, verbas para o apoio às iniciativas dos agentes culturais e associativos do concelho.

Estes apoios não têm como objectivo a resolução de todos os problemas com que se debatem as colectividades e associações do concelho. Compete a cada um mobilizar os recursos necessários à sua dinâmica associativa, procurando a colaboração de outras entidades públicas e privadas da região, fomentando o envolvimento activo dos seus associados, estimulando a iniciativa própria, a autonomia da decisão, o espírito associativo e o voluntariado.