Sessão Comemorativa do 25 de Abril

Munícipio de Mêda presta Homenagem às gentes de Abril

Ontem, dia 25 de Abril, teve lugar, no Salão Nobre dos Paços do Concelho uma sessão comemorativa alusiva a esta mítica data. Estiveram presentes o Sr. Presidente da Câmara Municipal e restante Executivo, o Sr. Governador Civil da Guarda, Membros da Assembleia Municipal e diversas personalidades do concelho.

Nesta comemoração foram recordados os valores e princípios que estiveram na origem desta revolução, recordando episódios e várias personalidades históricas. Houve lugar também a uma reflexão do panorama actual que faz com que muitos portugueses não se identifiquem com a data, particularmente nas camadas mais jovens, como fincou o represente da bancada do Partido Social Democrata na Assembleia Municipal de Mêda, Carlos Fial, referindo que é importante, nós todos termos uma posição activa na vida política do País, parafraseando uma célebre frase do presidente norte-americano Jonh Kennedy “…não perguntem o que o país pode fazer por vocês, mas sim o que podem fazer pelo país.”

O Sr. Presidente da Câmara referiu: “Para os jovens de hoje será talvez difícil imaginar o que era viver neste Portugal de há quase 40 anos onde era rara a família que não tinha alguém a combater em África, a expressão pública de opiniões contra o regime e contra a guerra era severamente reprimida pelos aparelhos censório e policial, os partidos e movimentos políticos eram proibidos, as prisões políticas cheias, os líderes oposicionistas exilados, os sindicatos fortemente controlados, a greve interdita, o despedimento facilitado, a vida cultural apertadamente vigiada. A anestesia a que o povo português esteve sujeito décadas a fio, os esforços denodados das elites oposicionistas, a par das injustiças sociais agravadas e do persistente atraso económico e cultural, num contexto que contribuía para a identificação entre o regime ditatorial e o próprio modelo de desenvolvimento, são em grande parte responsáveis pela euforia revolucionária que se viveu a seguir ao 25 de Abril, durante a qual Portugal tentou viver as décadas da história europeia de que se vira privado pelo regime ditatorial. Este dia teve a dimensão de uma nova vida de todo um povo que desperta de uma sonolência imposta ao longo de meio século.”

O Sr. Governador Civil da Guarda, também vincou a ideia de que é preciso que todos estejamos unidos e que unamos esforços para alcançarmos um futuro melhor, que começou a ser escrito a partir do 25 de Abril de 74. Referiu ainda que todos devemos ter orgulho no nosso distrito, que devemos lutar para que a marca “Guarda”, distrito, seja reconhecida como uma marca competitiva e de grande prestígio. Isso só é possível com a união de todos nós.

Depois da sessão comemorativa, teve lugar uma singela homenagem a todos os ex-combatentes do Ultramar com a colocação de uma coroa de flores, no monumento do Ex-Combatente.