Rota B do Roteiro das Amendoeiras em Flor da CP deu a conhecer Marialva, Longroiva e Mêda

A CP – Comboios de Portugal promoveu nos três primeiros sábados de Março um conjunto de passeios turísticos às Amendoeiras em Flor que englobaram viagens em comboio especial e autocarros com destino ao Douro Superior. Sendo o mais antigo programa turístico da CP, a Rota das Amendoeiras permite-lhe viajar por percursos únicos, onde a história e a tradição andam de mãos dadas com a beleza das paisagens. Percorrendo de comboio as Terras do Alto Douro e Trás-os-Montes, no percurso Porto-Campanhã/Pocinho e volta, a Rota das Amendoeiras está complementada com 3 circuitos rodoviários.

Para a edição de 2014, os três itinerários escolhidos permitiram apreciar o cenário florido de Trás-os-Montes e Alto Douro, assim como desfrutar do património cultural e gastronómico das vilas e aldeias da região.

Os visitantes tiveram três rotas à escolha: a rota A que parte do Pocinho e passa pelo Museu do Côa, Figueira de Castelo Rodrigo, Castelo Rodrigo, Barca d’Alva, Penedo Durão (vista panorâmica), Freixo de Espada à Cinta e Pocinho. A rota B vai de Freixo de Numão, Penedono, Trancoso, Marialva (visita guiada ao Castelo), Meda, Longroiva, Vila Nova de Foz Côa e Pocinho. Na rota C foi traçado o percurso que parte do Pocinho, Torre de Moncorvo, Mogadouro, Cerejais e Alfândega da Fé.

Esta iniciativa contou com o apoio do município que que assinou um protocolo com a CP tendo como intuito incrementar o fluxo de visitantes à Aldeia Histórica de Marialva e restante concelho, bem como inserir o concelho de Mêda nas rotas e percursos turísticos organizados pelas grandes empresas de transportes a nível nacional. Estas visitas realizaram-se nos fins-de-semana de março.