Contribua para o enriquecimento do património documental do Arquivo Municipal

Tendo em conta a importância da documentação gráfica, em particular da fotografia, para o enriquecimento do património documental do Arquivo Municipal, pretende-se desenvolver algumas ações nesta área, procurando-se incorporar uma maior quantidade e diversidade de objetos gráficos, de forma a criar um repositório de imagens sobre o Concelho de Mêda e suas gentes. Muito se tem escrito sobre a evolução e História do Concelho, mas pouco se tem retratado essa evolução. Este projeto visa, também, colmatar essas lacunas, procurando mostrar visualmente o crescimento da Mêda e respetivo Concelho desde o início do século XX até aos dias de hoje. Pretende-se com este projeto criar um Repositório de Imagens sobre os espaços, eventos e personalidades do Concelho de Mêda que, depois de submetidas ao respetivo tratamento técnico e documental, serão disponibilizadas para consulta pública. Este será um repositório aberto onde será possível incorporar, a qualquer momento novos objetos.

 

QUAIS OS OBJETOS A RECOLHER?

Fotografias; Postais; Gravuras; Pinturas; Desenhos

 

FONTES DE AQUISIÇÃO:

Pretende-se recolher estes documentos junto da população local e, eventualmente, junto de profissionais de fotografia que detenham material pertinente. Poderá, também, recorrer-se a outras instituições (Arquivos) que detenham documentos que interessem para este trabalho.

 

MODOS DE AQUISIÇÃO:

Os proprietários dos documentos poderão doar, depositar a título de empréstimo ou ceder para realização de cópia, não sendo obrigatoriamente necessário deixar os documentos originais;

 

Os documentos poderão ser copiados, recorrendo-se à transferência de suporte por digitalização, formato em que serão guardados e, quando se pretender, materializados em suporte papel.

 

FORMAS DE DIVULGAÇÃO:

Uma primeira forma de divulgação será através da realização de exposições, podendo estas ocorrer durante o período em que este projeto se desenvolve, não sendo necessária a conclusão da recolha para a realização das exposições. A realização deste tipo de evento durante o período de recolha poderá servir de estímulo à população para se associar e colaborar neste projeto.

 

Posteriormente, a documentação ficará disponível para consulta no Arquivo Municipal, podendo mesmo recorrer-se à Internet para disponibilizar on-line esses documentos.

 

Poderá, ainda, ser feita uma publicação com o conteúdo desses documentos.

 

RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se, com este projeto, contribuir de forma eficaz e responsável para a preservação, estudo e divulgação do património documental do Concelho e da região, recolhendo ou localizando este tipo de material, de forma a evitar o seu desaparecimento.

 

Contribuir para o conhecimento da História local, revelando outras perspectivas que os documentos escritos não nos conseguem transmitir, escrevendo a História recente da Meda através da imagem.

 


Para colaborar neste projeto entre em contato com:


Arquivo Municipal 


Telefone: 279 880 0

60

Avenida Gago Coutinho e Sacadura Cabral

6430-183 Mêda