Produtores agradados com esta iniciativa

O Concelho de Mêda esteve representado na I Feira Transfronteiriça Eco-Raia que teve lugar nos dias 11 e 12 em Salamanca – Espanha. Marcaram presença quatro produtores de vinho, a Adega Cooperativa de Mêda e um produtor de azeite. Desta forma foi possível mostrar estes produtos a um novo mercado, que para além de venda directa, também se realizaram provas de degustação dos produtos referidos. A próxima edição desta feira, em 2011, terá lugar em Trancoso.

Na opinião de José Carlos Rebelo, que aproveitou a ocasião para o lançamento de um novo produto no mercado relacionado com os vinhos, “foi uma grande oportunidade para  divulgar o nosso produto, que foi muito bem aceite  pela comunidade Espanhola. Tivemos oportunidade de conhecer alguns produtores da nossa região, do distrito e de confrontar opiniões. A feira foi uma mais-valia muito positiva para a nossa região”.

Por sua vez Maria Isabel Sampaio agradeceu ao Município de Mêda, “a oportunidade de levar o Azeite das nossas terras a terras de Espanha (maior produtor de Azeites do mundo). Pretende expressar um caloroso agradecimento, dado que a nossa participação na Eco-Raia se deveu à iniciativa e insistência do Município de Mêda”. Mencionou ainda: “A Feira Eco-Raia foi um sucesso, sendo que para nós correu muitíssimo bem. Superamos as expectativas, quer a nível comercial quer a nível do conhecimento a que acedemos através da interacção com produtores de Azeites Portugueses e Espanhóis. A reacção ao nosso azeite feita pelos visitantes, maioritariamente espanhóis, foi muito positiva, cabendo referir que os espanhóis são mais exigentes que nós no que respeita à degustação de azeites em cru.  Também os produtores espanhóis mostraram apreço pelo nosso azeite. Fomos contactados por dois comerciantes espanhóis, para eventual negócio. Do lado português um dos responsáveis pela bienal do azeite a realizar em Castelo Branco dirigiu convite à empresa para participar na próxima realização, isto depois de ter procedido a apreciação crítica do azeite apresentado na feira, comercializado como o nome Longroiva – Vale da Veiga. Uma nota muito positiva para o ambiente que se gerou entre os produtores medenses participantes, todos muito interessados em promover o nome Mêda, defendendo o seu produto e também o dos demais conterrâneos”.

Hermínio Albino, Vice-Presidente da Direcção da Adega Cooperativa de Mêda salientou a aposta, do Gabinete de Apoio e Planeamento Rural da Câmara Municipal da Mêda em incentivar e apoiar a presença da Adega Cooperativa na 1ª feira transfronteiriça realizada em Salamanca, foi acertada e reveladora de um trabalho em defesa dos agricultores que, no nosso concelho, tanto necessitam dele. Pese embora, algumas limitações, os dois produtos apresentados (um vinho generoso branco e um “angoreta” branco de 2006) foram um sucesso junto do público visitante (entidades oficiais incluídas) que os provou, brindou, elogiou e adquiriu. Temos bons produtos e um potencial de negócio que interessa explorar. Estamos todos de parabéns e orgulhosos de sermos medenses!

Também Jorge Lourenço salientou que “foi uma agradável surpresa a participação na I Feira Eco-Raia, sentimos que os nossos produtos foram valorizados”.  

Podemos dizer que os produtos da Mêda entraram com o pé direito na região de Salamanca. A Presidente da Diputación de Salamanca, enfatizou no final, que o território das regiões Portuguesas e Espanholas representados na Eco-Raia, comungam dos mesmos interesses culturais e comerciais, sendo que os dois estados vão continuar a apoiar o desenvolvimento deste mercado natural, que representa um sentimento comum.