Celebrados protocolos de colaboração com Consultório Médico Dentário e Ótica

O Município de Mêda tem vindo a celebrar protocolos de colaboração com o Consultório Médico Dentário Sampaio e Melo Lda. e a ótica Olhar Resplandecente Lda. com o objetivo de promover a saúde oral e visual, no âmbito da Saúde Escolar, para os alunos do Concelho de Mêda. Foram abrangidos os alunos do 1º e 2º Ciclo do Concelho de Mêda (numa primeira fase), e os alunos do 3º Ciclo.

O Município reconhece a dificuldade financeira de alguns agregados familiares, que lhes retira capacidade para aceder a tratamentos clínicos, nomeadamente, e no que ao presente Protocolo se refere, aos de natureza estomatológica e visual, considerando ainda que, o bem-estar geral passa também pela disponibilidade de uma boa saúde oral e visual, tomou esta decisão, ciente da importância fundamental que as entidades privadas podem desempenhar na prestação de cuidados de saúde. Pretendeu-se com a extensão aos alunos do 3.º Ciclo contribuir, não só, para a motivação das crianças do concelho em relação à sua saúde dentária e visual, mas também para o envolvimento dos pais e encarregados de educação, que diariamente lutam com dificuldade, neste panorama de crise económica e social.

Compete à Câmara Municipal, nos termos da alínea b), do n.º 4, do artigo 64º, da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, com a redação da Lei n.º 5-A/2002, de 11 de janeiro, no âmbito do apoio a atividades de interesse municipal, apoiar ou comparticipar, pelos meios adequados, atividades de interesse municipal, de natureza social, cultural, desportiva, recreativa ou outra. Nos termos do artigo 67º da citada Lei, o referido apoio deverá revestir a forma de protocolo de colaboração, a celebrar com instituições públicas, particulares e cooperativas, que desenvolvam a sua atividade na área do Município, em termos que protejam cabalmente os direitos e deveres de cada uma das partes e o uso pela comunidade local, dos equipamentos.

Relativamente ao rastreio de saúde oral, foram executados os seguintes atos médicos: Observação clinica; Elaboração de um odontograma, impresso, onde constaram todos os eventuais problemas dentários das crianças para que os pais fossem informados de todas as necessidades dos seus filhos; Polimento dentário e instruções de higiene; Aplicação tópica de flúor. Após a realização do rastreio, as crianças levaram instruções para entregar aos pais e médico de família.

No que se refere ao rastreio visual foram elaborados relatórios técnicos elaborados pelo optometrista, entregues à professora de cada turma, que os fez chegar aos pais dos alunos.