Município de Mêda Assina Protocolo com RestaurantesMunicípio de Mêda assina protocolo com restaurantes para formação profissional na área de empregados de mesaO Município de Mêda assinou com sete restaurantes desta cidade um Protocolo, tendo como fim principal a cooperação entre os outorgantes no âmbito do curso de formação “Empregado(a) de Mesa” integrado no Programa Operacional Potencial Humano, tipologia 6.1 Formação Para a Inclusão.

O Protocolo prevê que as entidades subscritoras acolham os formandos a fim de exercerem formação profissional em contexto de trabalho, que terá lugar nas instalações das unidades de restauração com a duração de 120 horas, com final em 7 de Maio próximo.

A Câmara Municipal de Mêda garante o pagamento de uma Bolsa de Formação de acordo com os montantes em candidatura, seguro de acidentes pessoais, fiscalização do cumprimento das obrigações do formando (assiduidade, pontualidade, respeito, zelo, responsabilidade e colaboração nas actividades a desenvolver), apoio logístico necessário e o cumprimento do contrato de formação assinado com o formando.

Por seu turno os Restaurantes que aderiram ao Protocolo compete assegurar que o formando desenvolva tarefas no âmbito da formação que lhe foi prestada, isto é, de Empregado de Mesa, garantir as condições para que o formando cumpra as normas de segurança e higiene no trabalho e que cumpra pelo menos seis horas diárias de formação.

O Presidente da Câmara Municipal de Mêda, João Mourato, evidencia a importância deste Protocolo que possibilita a formação de quadros numa área que é importante e vital para o desenvolvimento da Mêda e seu concelho, tendo em conta que “ uma terra é também o espelho do que são os seus estabelecimentos e os seus quadros”.

A Hotelaria assume-se, sobretudo, na área da Restauração, uma referência da Mêda no contexto regional, daí que a valorização das Gastronomia Regional e a arte de bem-servir é um aspecto relevante neste processo.