Mêda vai ter Museu de Arqueologia

Espaço deverá estar concluído dentro de um ano

A Câmara Municipal de Mêda anunciou, na semana passada, o lançamento de um concurso público para a construção de um Museu de Arqueologia naquela cidade. O futuro espaço museológico ficará instalado na antiga Casa dos Magistrados, propriedade do Município, e que será requalificado para o efeito.

De acordo com o vereador da Câmara Municipal com o Pelouro das Obras Públicas e Vice-Presidente, “a aposta do Município no Museu de Arqueologia surge do facto de haver, neste momento, dois centros arqueológicos em trabalhos no concelho de Mêda, com escavações em curso, e da necessidade de existir um local para guardar e expor todo o espólio encontrado. A Mêda merece este museu por ser um concelho rico em termos de arqueologia, com uma dimensão temporal fantástica, como atestam o Mosaico do Cortejo de Baco e o tesouro romano encontrados na villa romana de Vale de Mouro, freguesia da Coriscada”, sublinha.

Preve-se  que as obras estejam concluídas dentro de um ano, estando os trabalhos divididos por três fases, sendo a primeira fase destinada à reconstrução do edifício e criação de estruturas próprias para receber os achados arqueológicos, à qual se segue uma segunda fase de aquisição de mobiliário específico, e uma última de estabelecimento de parcerias que permitam ao Museu tornar-se interativo e didático, para receber visitas de estudo das escolas.

Fonte:
Jornal o Interior