Mêda inaugura exposição de Jorge Baldwin

Inauguração da exposição Textura Cromática de Jorge BaldwinInauguração da exposição Textura Cromática de Jorge BaldwinA Casa Municipal de Cultura de Mêda apresenta até 31 de Março a exposição “Textura Cromática” do pintor peruano Jorge Baldwin constituída por cerca de quatro dezenas de obras originais.

O Presidente do Município de Mêda, João Mourato, realçou o carácter inédito da exposição que é “ diferente, com um tanto de expressionismo, distinta de muitas outras com uma raiz naturalista”.

Esta é a segunda vez que Jorge Baldwin mostra as suas obras ao público de Mêda.

A exposição é organizada pela Casa Municipal de Cultura e Divisão Sócio-Cultural da Câmara Municipal de Mêda cujo director, Aurélio Saldanha explica decorrer no âmbito do programa de desenvolvimento cultural encetado pela autarquia “ dando vida e atractibilidade à Casa Municipal de Cultura como verdadeiro pólo difusor de cultura e criatividade”.

Jorge Baldwin nasceu em Trujillo (Peru) em 1949, depois de uma passagem pela Alemanha, Equador, Venezuela e Estados Unidos, veio viver para Pombal de Ansiães (Carrazeda de Ansiães) onde actualmente reside.

Estudou pintura com os mestres Alejandro de Los Rios e Ayin.

“A obra deste artista localiza-se à margem dos vaivéns da modernidade, entendida esta como vanguardismo. Com a sua perspectiva de outsider, Jorge Baldwin cultiva um espaço dentro da tradição estética que se desenvolve nas paisagens da abstracção cromática e na busca do espiritual”, afirma a apresentação de Jorge Baldwin.

O pintor define a sua obra como “muito subjectiva” pelo que não atribui título às criações expostas, deixando-o ao critério dos visitantes.

Jorge Baldwin é uma pessoa que se dine ainda como um “ criativo nato” cuja obra se dispensa ainda pelo Teatro e Poesia.