Mêda assina protocolo de Regeneração Urbana para a Cidade
 Programa Mais Centro


 

Mêda assina protocolo de Regeneração Urbana para a Cidade


 

Foram ontem assinados, em Coimbra, no Auditório da CCDR, sobre a presidência do Sr. Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Dr. Rui Baleiras, diversos protocolos referentes à Regeneração Urbana das Cidades.

Esta medida insere-se no Programa Mais Centro, cuja candidatura o Município de Mêda viu aprovada.

Esta operação inclui a Requalificação Urbana e a Valorização Ambiental da Av. 25 de Abril, a Requalificação do Bairro do Cadoiço e a Valorização Ambiental e Turística do Centro Histórico de Mêda.

Este projecto representa um investimento total de 1.523.368,57 euros, com uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 990.189,57 euros.

Financiado pelo QREN, no âmbito do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro.

O Presidente da Comissão Directiva do Mais Centro, Dr. Alfredo Marques, lembrou que a regeneração urbana “é uma das grandes prioridades estratégicas de desenvolvimento” do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Segundo o Sr. Secretário de Estado, Dr. Rui Baleiras, “ este programa é uma forma eficaz de combater a crise” económica actual “ ao mesmo tempo que se modernizam as cidades”

Presente neste acto, o Presidente da Câmara Municipal de Mêda, Dr. João Mourato, após assinatura do protocolo declarou que “ se encontrava muito satisfeito, uma vez que era a maior operação de sempre, em termos de requalificação urbana e que vem ao encontro do desejo, há muito manifestado, pelos munícipes.

O Autarca acrescentou, ainda que “ as obras já foram iniciadas e seriam concluídas no prazo de um ano”.