Jornadas Europeias do Património 2018

A aldeia de Ranhados acolheu este domingo, 30 de setembro, as Jornadas Europeias do Património 2018, levadas a cabo pela Unidade de Património Cultural e Arquivo da Câmara Municipal de Mêda, contando com a colaboração e apoio da Junta de Freguesia local.

O dia começou com um percurso temático ao longo dos principais pontos patrimoniais do núcleo histórico de Ranhados, acompanhado pelo Dr. João Paulo Azevedo. Seguiu-se uma visita a alguns lagares escavados na rocha ali existentes, que se creem medievais, segundo as informações e explicações do Dr. Rui Tina Neto.

Os lagares escavados na rocha, vulgarmente conhecidos como lagaretas, são uma imagem de marca do passado vinário da região, estas estruturas constituem-se fundamentais para o estudo da origem da vinicultura em terras do Douro. Na Península Ibérica, eles surgem, com maior frequência, na região norte de Portugal e na Galiza, mas podemos encontrá-los um pouco por todo o mediterrâneo. O conjunto identificado no concelho de Mêda, pelo seu estado de preservação, acesso e localização reúne as condições ideais para ser visitado. O estudo da forma como eram utilizados esses lagares, poderá ser a peça inicial para a constituição de um roteiro turístico, que proporcione a quem nos visite uma verdadeira viagem aos primórdios da fabricação do vinho. Segundo o edil do município, Dr. Anselmo Sousa, este potencial será aproveitado para a promoção turística do concelho.

Proporcionou-se uma vindima, junto ao lagar de Forno Telheiro, bem como o respetivo transporte das uvas, recriando-se, de seguida, a pisa, como seria feita à época, com a presença dos Ranchos Folclóricos da Coriscada e de Mêda, que trataram de animar todo o evento. Entretanto foi servido, gratuitamente a todos os participantes, um dos pratos típicos das vindimas locais, um rancho, confecionado e servido pela equipa do Complexo Desportivo Municipal.

O dia das comemorações das Jornadas Europeias do Património 2018 terminou com a celebração da Missa Dominical, animada pelo Rancho Folclórico de Mêda.

Galeria de Fotografias

GALERIA DE FOTOGRAFIAS