Inauguradas obras de remodelação do quartel dos Bombeiros

inauguracao quartel bombeiros 7

Foram ontem inauguradas as obras de remodelação e ampliação do quartel dos Bombeiros Voluntários de Mêda, numa cerimónia que, para além das entidades locais, contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, e do Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares.

inauguracao-quartel-bombeiros-23
[/responsive]

A intervenção contemplou, entre outras áreas, a ampliação e a criação de camaratas, a criação de uma sala de formação e a ampliação da sala de comando e do parque de viaturas. As alterações foram registadas num vídeo transmitido na inauguração.

A Câmara Municipal de Mêda investiu 50 mil euros nesta obra, o correspondente a 15% do seu valor total. O restante valor foi comparticipado por fundos europeus. Para Anselmo Sousa, «o papel dos bombeiros é imprescindível na comunidade», pelo que é «absolutamente necessário que lhes sejam garantidos os melhores meios para desenvolverem a sua missão».

inauguracao-quartel-bombeiros-17
[/responsive]

Entre os vários discursos que expressaram a satisfação pela melhoria de condições do quartel, destacou-se o anúncio do Secretário de Estado de que vai ser lançado em maio um novo programa de fundos comunitários para a renovação do parque de viaturas de combate a incêndios.

O governante adiantou ainda que o Governo alterou os critérios para apoios financeiros aos Bombeiros, «o que vai permitir abranger muitos mais quartéis a nível nacional e sobretudo nas áreas que convivem com a floresta».

inauguracao-quartel-bombeiros-21
[/responsive]

A cerimónia, onde foram distinguidos com medalhas vários Bombeiros pelos seus anos de serviço, ficou também marcada pela oferta de uma ambulância ao quartel da Mêda, da parte do empresário Mário Martins e do medense José Carlos Moreira, emigrado na França.

O Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários de Mêda, Paulo Amaral, disse estar orgulhoso pela melhoria das condições de trabalho e de descanso dos 64 voluntários. O Comandante José Lemos mostrou-se bastante satisfeito com o resultado final, o culminar de um «trabalho árduo», e agradeceu a todas as pessoas envolvidas no processo. «Este é um importante sinal de reconhecimento da importância dos Bombeiros Voluntários na vida das pessoas», concluiu.

A presença de um representante do Governo de Portugal e do Presidente da Liga dos Bombeiros motivou a presença de vários órgãos de comunicação social nesta inauguração. A inauguração das obras no quartel da Mêda teve referências no jornal Público, no Observador e no jornal Económico.

Galeria fotográfica

Vídeos

Reportagem inserida no programa “Bom Dia Portugal” do canal de televisão RTP 1 – dia 21/03/2016