Novo Centro Escolar integra todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho

No passado dia 05 de Outubro, foi inaugurado na cidade de Meda o novo Centro Escolar do Agrupamento de Escolas do Concelho de Meda. Esta iniciativa esteve integrada nas comemorações do Centenário da República.

O novo Centro escolar reúne os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho e situa-se na área do complexo escolar da cidade. Marcaram presença entre outras individualidades, o Presidente da Câmara Municipal, Armando Carneiro e os restantes vereadores, o Governador Civil da Guarda, António Pacheco e o Director do Agrupamento de Escolas do Concelho de Meda, António Saldanha.

As festividades iniciaram-se com uma actuação dos alunos do Agrupamento de Escolas no âmbito da Dança e Ensino da Música nas novas instalações escolares

Seguidamente, no auditório do Centro Escolar ocorreu a Sessão Solene presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, acompanhado na mesa pelo Director do Agrupamento de Escolas e do Governador Civil da Guarda. António Saldanha, abriu a Sessão Solene proferindo algumas palavras de orgulho e profundo agradecimento a todos os envolvidos neste projecto. Salientou ainda que o Agrupamento de Escolas de Meda foi um dos primeiros agrupamentos a existir no país, ainda mesmo antes da legislação o obrigar, facto este que demonstra a importância em congregar os esforços para melhorar a oferta educativa do Concelho. Aproveitou a presença do Governador Civil para lhe dar a conhecer que a sede do agrupamento necessita de intervenções urgentes a nível das estruturas físicas, de modo a poder continuar responder aos novos desafios do futuro, facto este que não passou indiferente a António Pacheco.

Seguidamente teve uso da palavra o Armando Carneiro, Presidente da Câmara Municipal que entende ser este um equipamento que vai conferir mais qualidade de ensino, através da melhoria das condições pedagógicas para professores, alunos e pessoal auxiliar. Salientou ainda o empenho do Município da Mêda na valorização dos seus jovens quer na escola quer no aproveitamento dos recursos que podem ser complementares à actividade escolar, materializada nos diversos equipamentos municipais. O Presidente do Município da Mêda mencionou ainda que a criação e posterior construção do Centro Escolar da Mêda é, assim, mais uma infra-estrutura que certamente vai contribuir para que os jovens do concelho construam, desde cedo, uma consciência de que a Mêda tem potencialidades, qualidade de vida e especificidades positivas para que, um dia, aqui se fixem e construam suas vidas e contribuam para o desenvolvimento do concelho.

O último a dirigir-se à plateia foi o Governador Civil da Guarda, que elogiou todos os esforços e as sinergias entre o poder local e a comunidade escolar na melhoria da oferta educativa do concelho e da importância que esta tem para o desenvolvimento local. Relembrou ainda a importância desta data, dos 100 anos da República e os “avanços” desde 05 de Outubro de 1910 e a importância que a República tem na formação de novos cidadãos.