Inauguração do Centro Escolar

Novo Centro Escolar integra todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho

No passado dia 05 de Outubro, foi inaugurado na cidade de Meda o novo Centro Escolar do Agrupamento de Escolas do Concelho de Meda. Esta iniciativa esteve integrada nas comemorações do Centenário da República.

O novo Centro escolar reúne os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho e situa-se na área do complexo escolar da cidade. Marcaram presença entre outras individualidades, o Presidente da Câmara Municipal, Armando Carneiro e os restantes vereadores, o Governador Civil da Guarda, António Pacheco e o Director do Agrupamento de Escolas do Concelho de Meda, António Saldanha.

As festividades iniciaram-se com uma actuação dos alunos do Agrupamento de Escolas no âmbito da Dança e Ensino da Música nas novas instalações escolares

Seguidamente, no auditório do Centro Escolar ocorreu a Sessão Solene presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, acompanhado na mesa pelo Director do Agrupamento de Escolas e do Governador Civil da Guarda. António Saldanha, abriu a Sessão Solene proferindo algumas palavras de orgulho e profundo agradecimento a todos os envolvidos neste projecto. Salientou ainda que o Agrupamento de Escolas de Meda foi um dos primeiros agrupamentos a existir no país, ainda mesmo antes da legislação o obrigar, facto este que demonstra a importância em congregar os esforços para melhorar a oferta educativa do Concelho. Aproveitou a presença do Governador Civil para lhe dar a conhecer que a sede do agrupamento necessita de intervenções urgentes a nível das estruturas físicas, de modo a poder continuar responder aos novos desafios do futuro, facto este que não passou indiferente a António Pacheco.

Seguidamente teve uso da palavra o Armando Carneiro, Presidente da Câmara Municipal que entende ser este um equipamento que vai conferir mais qualidade de ensino, através da melhoria das condições pedagógicas para professores, alunos e pessoal auxiliar. Salientou ainda o empenho do Município da Mêda na valorização dos seus jovens quer na escola quer no aproveitamento dos recursos que podem ser complementares à actividade escolar, materializada nos diversos equipamentos municipais. O Presidente do Município da Mêda mencionou ainda que a criação e posterior construção do Centro Escolar da Mêda é, assim, mais uma infra-estrutura que certamente vai contribuir para que os jovens do concelho construam, desde cedo, uma consciência de que a Mêda tem potencialidades, qualidade de vida e especificidades positivas para que, um dia, aqui se fixem e construam suas vidas e contribuam para o desenvolvimento do concelho.

O último a dirigir-se à plateia foi o Governador Civil da Guarda, que elogiou todos os esforços e as sinergias entre o poder local e a comunidade escolar na melhoria da oferta educativa do concelho e da importância que esta tem para o desenvolvimento local. Relembrou ainda a importância desta data, dos 100 anos da República e os “avanços” desde 05 de Outubro de 1910 e a importância que a República tem na formação de novos cidadãos.