I Feira da Caça, Floresta e Produtos Regionais

I Feira da Caça, Floresta e Produtos RegionaisUm evento de sucesso, com recursos e produtos regionais

Realizou-se entre os dias 11 a 14 de Novembro a I Feira da Caça, Floresta e Produtos Regionais de Mêda. Este evento contou com várias áreas de exposição relacionadas com a caça, floresta, produtos regionais, exposição e venda de vinhos locais, tasquinhas com pratos e petiscos de caça, animação e diversas actividades ligadas à temática do evento.

No dia 11 de Novembro, dia de S. Martinho, Feriado Municipal no Concelho de Mêda, pelas 14 horas, deu-se o início ao evento. A sessão solene de abertura teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal e foi presidida pela Presidente da Assembleia Municipal, Dra. Isabel Lourenço, coadjuvada pelo Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Mêda, Armando Carneiro e pelo Adjunto do Governador Civil da Guarda, Dr. Cláudio Rebelo. Seguidamente procedeu-se à abertura oficial da exposição, a primeira realizada na nave de exposições do mercado municipal. Seguiu-se o primeiro colóquio subordinado ao Tema “Vinhos Brancos de Altitude” com as apresentações de: Eng.º Paulo Osório (IVDP), Dr. Paulo Costa (ADVID), Eng.º Eduardo Abade e Eng.º Joaquim Guerra (DRAPN), Prof. Virgílio Loureiro (ISA – UTL), Eng.º Rui Madeira (VDS) e o Prof. João Silva, seguido de um debate e Provas Comentadas de Vinhos e para terminar o dia e como manda a tradição realizou-se o Magusto.

No dia 12, dedicado à floresta realizou-se o I Encontro de Sapadores Florestais do Distrito da Guarda, com a presença de várias equipas, onde esteve presente o Secretário de Estado da Protecção Civil, Dr. Vasco Franco, onde foram realizadas 2 palestras, pelo Eng.º Paulo Albino CPE do Distrito da Guarda e Pelo Dr. António Fonseca, CODIS do Distrito da Guarda. O encerramento foi efectuado pelo Exmo. Sr. Governador Civil que salientou o facto da necessidade de os proprietários dos terrenos efectuarem as limpezas que lhes estão adstritas, promovendo assim a criação de zonas tampão para os grandes incêndios.

O dia 13 iniciou-se com uma montaria ao javali com a presença de aproximadamente 150 caçadores. Após a Montaria foram realizadas algumas palestras relacionadas com a temática da caça pelos Srs. José Diniz, Mestre Florestal do SEPNA, Eng.º António Borges da AFN e o Chefe José Belizário da PSP.

Dia 14 foi dedicado à cultura popular onde se realizaram actuações dos Ranchos Folclóricos de Mêda e Coriscada.

Paralelamente à Feira realizaram-se montarias ao javali (dias 11 e 13), largadas de perdizes (dia 14) e de pombos (dia 12) e demonstrações de Cetraria (dias 13 e 14).