Movimento Associativo mostra-se à população

No passado fim-de-semana de 21 a 22 de abril, teve lugar o II Encontro de Associações do Concelho de Mêda, organizado pela Câmara Municipal de Mêda, pela Casa do Futebol do Porto, Casa do Benfica e Núcleo Sportinguista de Mêda.

O fim de semana foi recheado de atividades para todas a idades e gostos. No sábado, dia inaugural do certame, a atividade física foi privilegiado com a realização de um torneio quadrangular de futebol de 7, organizado pela Casa do Benfica que durou toda a manhã, sendo a final disputada no final da tarde. A boa disposição e o convívio entre todos os participantes, foi uma constante, onde que demonstra que o que foi mais importante foi o convívio em vez da competição propriamente dita.

Na parte de tarde, foi inaugurada oficialmente pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal e respetivo Executivo Camarário, a exposição das várias associações concelhias na Nave de Exposições do Mercado Municipal que fizeram questão em estar presente de forma a mostrar à população algumas das suas atividades que têm vindo a realizar até aqui. Houve ainda lugar nessa mesma tarde para a realização de uma Palestra denominada “Segurança na 3ª idade” com o intuito de sensibilizar e informar a população mais idosa as precauções que devem adotar de forma a evitarem roubos, burlas ou outros incidentes do género., pois nunca é demais informar as pessoas sobre esta problemática.

Os mais “antigos” e não só, tiveram, através do Núcleo Sportinguista, de reviver alguns momentos saudosistas, com a realização de vários jogos tradicionais. O jogo da Malha foi o mais concorrido a nível de adesão de “fervor competitivo”, relembrando outras épocas em que estes jogos eram muito populares, mas que nos dias de hoje têm vindo a cair no esquecimento. É muito importante não deixar morrer as tradições seculares de um povo.

O domingo começou bem cedo para os participantes do Concurso de Pesca à Truta, organizado pela Associação de Pesca Desportiva e Competição de Mêda, na barragem de Ranhados. Nem mesmo o frio que se fez sentir afastou os fiéis aficionados desta prática desportiva, onde, para além da pesca, também poderam conviver, tanto no meio da manhã aquando da altura da pausa para o pequeno-almoço, como depois no almoço entre todos os participantes. Ao mesmo tempo que decorria o concurso de pesca, acontecia também um passeio de motorizadas de 50cc pelo concelho, organizado pelo Motoclube de Mêda. O ponto de partida foi a Nave de Exposições, partindo depois para um percurso que cobriu grande parte do concelho, permitindo a quem não o conhecesse, que apreciar a paisagem em disfrutar ainda da liberdade em conduzir este tipo de veículos, muito populares na região.

Os aficionados dos motores também tiveram a oportunidade de ver os seus gostos satisfeitos, uma vez que na parte de tarde, a Casa do Futebol Clube do Porto, em parceria com a Câmara Municipal e o Clube Automóvel da Régua, organizou a 1ª Prova de Perícia Automóvel, prova inaugural do calendário de 2012 do Campeonato Nacional de Slalom, que trouxe até ao concelho muitos aficionados e “ases do volante” que surpreenderam os presentes com a sua habilidade em contornar os obstáculos e velocidade em percorrer o percurso.

Tanto no sábado, como no domingo, no final do dia, houve lugar a animação musical.

Como não é fácil, e muitos diriam impossível, juntar várias associações e fomentar um espírito positivo para se encontrarem soluções e assim se valorizar o associativismo, só nos resta agradecer a todos pelo empenho e participação.