Idosos vão ao teatro

Mais uma iniciativa do programa “Tardes Séniores”

A Câmara Municipal, juntamente com a empresa municipal Nova Mêda E.M.M. promoveram no dia 28 de setembro mais uma sessão da iniciativa “Tardes Seniores”.

O Programa “Tardes Seniores” integra a política social da Autarquia e visa, entre outros objectivos, a promoção do envelhecimento activo da população, contrariando situações de solidão e isolamento social. É constituído por um conjunto de actividades socioeducativas, que permitem aos idosos ocupar os seus tempos livres e de lazer, bem como desenvolver e/ou aprofundar temáticas que promovam a melhoria da sua qualidade de vida.

O grupo de idosos participantes proveniente do lar da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Mêda teve a oportunidade de ver a peça de teatro “Animais com Manha de Gente” da companhia de teatro Filandorra – Teatro do Nordeste. A peça Animais com manhas de gente é baseada nas narrativas da tradição oral recolhidas pelo escritor Alexandre Parafita, e põe em cena histórias como “O lobo, a velha e a cabaça”, “A raposa e o sardinheiro”, “Os cinco amigos e os ladrões”, “A raposa, o galo e o Solidó” e “O homem e as vozes dos pássaros”, publicadas nos livros de Alexandre Parafita “Contos de animais com manhas de gente” e “Lobos, raposas, leões e outros figurões”. Trata-se de narrativas da tradição oral em versões que retratam a riqueza da nossa cultura popular, e transmitem ao mesmo tempo as verdades do povo, a brincar e a rir.