I Encontro das Associações do Concelho de Mêda

Associações animam fim-de-semana

No passado fim-de-semana, dias 16 e 17 de Abril, teve lugar o I Encontro de Associações do Concelho de Mêda. A organização deste certame foi repartida pelo Município de Mêda, Motoclube Clube de Mêda e Associação de Pesca Desportiva e Competição do Concelho de Mêda.

Paralelamente à mostra das diversas Associações do Concelho, foram acontecendo durante todo o fim-de-semana várias actividades promovidas por várias Associações presentes no encontro. O dia começou pelas 7 horas da manhã com um concurso de pesca à truta, promovido pela Associação de Pesca Desportiva e Competição do Concelho de Mêda, que durou a manhã toda e terminou com um almoço convívio entre todos os participantes, onde foi feita a distribuição do pescado, assim como atribuição dos prémios e lembranças aos participantes.

Na parte de tarde, a Nave de Exposições do Mercado Municipal abriu ao público pelas 14 horas com a cerimónia de abertura do certame pelo Presidente da Câmara Municipal, Armando Carneiro. Nesta cerimónia, marcaram também presença, o Director do Centro Distrital da Segurança Social, Dr. José Albano e o Director da Fundação INATEL da Guarda, Álvaro Nunes. No discurso inaugural Armando Carneiro felicitou as associações presentes pelo trabalho desenvolvido em prol da comunidade. Mencionou ainda que “as associações culturais, enquanto agentes de transmissão de identidade cultural e transformação social, adquirem extrema importância numa determinada região. O que torna realmente um concelho atractivo é a diversidade de ofertas em termos culturais. O importante é existir ofertas para todos os gostos, tentando chegar cada vez mais próximo da população”.

A actividade que se seguiu à abertura do certame foi o Passeio de Veículos Clássicos pelo Concelho de Mêda que contou com cerca de 70 participantes, repartidos por 32 carros, contando também com a participação do Presidente da Câmara Municipal. O percurso contou com a passagem por vários pontos de interesse, assim como uma visita guiada às Termas de Longroiva e ao núcleo arqueológico de Vale do Mouro na Coriscada. O passeio terminou com um jantar convívio no Complexo Desportivo das Piscinas Municipais. Ao mesmo tempo acontecia, na Nave de Exposições do Mercado Municipal, o Seminário “Associativismo como Promotor de Dinamização Territorial”. O 1º painel “Organização e Gestão de Eventos” com a participação do Dr. António Oliveira e da Dra. Maria Correia da Fundação INATEL. O 2º painel esteve a cargo da ADL Terras da Beira com a Dra. Paula Reis como oradora. No estádio Dr. Augusto César de Carvalho, houve lugar a um jogo de futebol entre a Casa do Benfica de Mêda e o Núcleo Sportinguista de Mêda que terminou com a vitória do Núcleo Sportinguista por 5 a 2. Já com a noite a decorrer, houve lugar ao Torneio de Sueca, que contou com os seguintes vencedores: 1º prémio – Artur Pimentel e José Lemos; 2º prémio – Paulo João e Vidinha; 3º prémio – Jorge Tavares e João Alonso. A noite terminou com a animação musical no recinto do encontro.

O dia 17 (domingo) iniciou-se logo às 9H30 com a concentração e início do Passeio de Motas Clássicas e de 50cc no espaço exterior da Nave de Exposições. À semelhança do que aconteceu no Passeios de Clássicos no dia anterior, também este passeio percorreu o concelho da Mêda na sua totalidade, havendo algumas paragens programadas para convívio (Juntas de freguesia de Casteição e Carvalhal e Vinilourenço no Poço do Canto). Este passeio contou com cerca de 60 participantes e respectivas motos, terminando com um almoço convívio no Complexo Desportivo de Mêda onde marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal e o Governador Civil da Guarda que felicitou os participantes e os organizadores deste encontro.

Na parte de tarde, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Mêda, procedeu-se a um simulacro de um incêndio numa habitação. Este simulacro contou, para além do corpo dos B.V. de Mêda, com a participação de um curso de Educação e Formação de Adultos – 9º Ano (EFA) – Bombeiros. Esta iniciativa teve como principal objectivo demonstrar a capacidade resposta a situações deste tipo. Após o término desta actividade, aconteceu, junto à Escola EB 2,3/S de Mêda, um espectáculo de “Freestyle” com o pioneiro do “freestyle” em Portugal, que se dedica a esta actividade há mais de uma década, artista dos veículos motorizados garantiu o espectáculo com 1 Peugeot 205 encurtado com 250cv, 3 motos, 1 moto4 e 1 Crosscar, realizando manobras que levaram o público ao rubro. O resto da tarde foi abrilhantada com as actuações do Grupo de Concertinas e do Rancho Folclórico de Mêda.

O evento encerrou uma mais vez mais com animação musical, proporcionando aos presentes dar “um pezinho de dança”.