Debatida a temática do Estado Novo

Na passada sexta-feira, teve lugar na Biblioteca Municipal, uma palestra subordinada à temática do Estado Novo, a Escola e as Prisões. Esta palestra, foi dinamizada pelo Dr. Miguel Cardina, Investigador do Centro de Estudos Sociais e da Universidade de Coimbra e está integrada na exposição patente ao público com o tema “A Escola no Estado Novo”, que pode ser visitada até 30 de abril.

Nas palavras do Dr. Miguel Cardina: ”Uma das dimensões fundamentais da ditadura portuguesa do Estado Novo (1933-1974) foi a repressão de quem manifestava opiniões ou posicionamentos políticos contrários à ordem vigente. O regime serviu-se de uma rede de cadeias em Portugal e nas antigas colónias e de um sistema jurídico que legitimava a punição e o encarceramento dos opositores políticos. Com a consciência de que a temática da repressão na ditadura é hoje pouco conhecida pelos jovens e fugazmente abordada nas aulas, propôs-se uma sessão de 90 minutos sobre o tema. A par da apresentação do assunto, pretendeu-se elencar alguns depoimentos, analisar imagens e/ou excertos de filmes e suscitar o debate com os alunos sobre as questões relativas à história recente de Portugal e à relação entre ditadura, democracia e direitos humanos.”

Para além dos alunos do Agrupamento de Escolas, estiveram presentes os alunos da Academia Sénior de Mêda e os utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Mêda.