"Espaço do Cidadão" Inaugurado em Mêda

inauguracao espaco cidadao 8

Vários Serviços num único Balcão

A cidade de Mêda, tem agora ao serviço da comunidade um “Espaço do Cidadão”. Este, balcão, foi inaugurado na manhã do dia 04 de julho pelo Diretor da Agência de Modernização Administrativa Dr. Daniel David Gomes Martins, e pelo Presidente da Câmara Dr. Anselmo Antunes de Sousa.

Trata-se de «uma estrutura descentralizada de prestação de serviços, de atendimento digital aos cidadãos e às empresas, que qualifica o território e facilita a vida de todos nós», assegurou Anselmo Sousa, presidente da Câmara Municipal. Nesse sentido, reforçou que «este é o dia da adesão do povo de Mêda às correntes da modernidade que as novas tecnologias permitem». Com esta estrutura, a Mêda «posiciona-se no topo dos territórios envolvidos numa rede de lojas em sistema de balcão multisserviços integrados e de elevada especialização que Agência de Modernização Administrativa (AMA) desenvolve e gere».

O Espaço do Cidadão é um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão. No Espaço do Cidadão tem acesso a inúmeros serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de claro interesse público.

Neste novo balcão pode, por exemplo, tratar da sua Carta de Condução, solicitar nova senha ou uma Caderneta Predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, renovar o Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença, entre muitos outros.

Este novo Espaço, resulta da implementação de um protocolo que a Câmara Mêda estabeleceu com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA). Prestando ao cidadão um balcão com multi serviços, direcionados para as necessidades que as pessoas têm permanentemente de se dirigir a gabinetes de administração pública, muitas vezes sediados longe de nós.

Estamos perante um serviço moderno, que qualifica o nosso território. É um serviço que vai permitir que as pessoas, que tenham necessidade de se relacionar com a administração central ou pública, possam fazer pagamentos ou adquirir certidões. Agora isto pode ser realizado nos serviços do balcão que vai estar instalado no Edifício Conde Ferreira, em Mêda. Podendo de futuro passar para as instalações do Edifício do Tribunal, ainda com mais valências.

De referir, ainda que junto a este espaço se encontram em funcionamento o GIP (Gabinete de Inserção Profissional) e a CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco).

Galeria de fotografias