Encontro de Cantares 2020

Um domingo aquecido pelas boas vozes e bons cantares! Foi assim a tarde de ontem, dia 12 de janeiro, no salão polivalente da Casa Municipal da Cultura.

Um evento, que encheu o coração da população ao reviver antigas tradições. São estes momentos que ficam para a memória!

Com entrada livre e com inicio às 15h00, participaram os seguintes grupos: Banda Filarmónica do Aveloso; Cavaquinhos da Academia Sénior de Mêda; Centro de Formação Musical de Mêda; Coro de S. Bento; Coro do Antigo Grupo de Jovens de Mêda; Orfeão de Mêda; Paróquia do Poço do Canto; Patronato de Mêda; Rancho do Centro Cultural e Recreativo de Mêda e Ronda do Lugar.

Em simultâneo, estiveram patentes uma exposição de bordados (realizados pelo grupo de bordadeiras do concelho de Mêda) e réplicas em madeira de instrumentos de trabalho usados na lavoura, elaborados pelo Sr. Amaro da Gateira.

A embelezar o palco estavam expostos produtos endógenos do concelho trazidos por alguns elementos da Academia Sénior, vários objetos antigos cedidos pelo Centro Cultural e Recreativo de Mêda e alguns figurantes que davam as boas vindas aos grupos de cantares.

De referenciar que o Encontro de Cantares das Janeiras foi acompanhado pela RTP1, com vários diretos para o programa “Domingo à tarde”, nomeadamente a partir do restaurante Sete & Meio, onde a proprietária Teresa Cruz mostrou a confeção do prato típico “Grelos à Pobre” e com a tecedeira Fernanda Tairum que explicou como se trabalha no seu tear.

O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Mêda Prof. Anselmo Sousa felicitou e agradeceu a colaboração de todos os grupos participantes, que dão vida e alegria à tradição.