Desporto e Atividade Física debatidos na Casa Municipal da Cultura

coloquio desporto uma constante da vida 1

Iniciativa promovida pela Biblioteca Municipal debateu na Casa Municipal da Cultura a importância da atividade física e desportiva no quotidiano.

Esta iniciativa foi dividida em 2 painéis e contou com a presença de oradores de distintas áreas desportivas tais como organizadores de eventos desportivos, ética desportiva, promoção da atividade física e saúde. Para além dos oradores, o Presidente da Câmara Municipal, Prof. Anselmo Sousa marcou presença na abertura do colóquio.

O primeiro painel teve a presença da Dra. Dulce Esteves da Universidade da Beira Interior que trouxe a temática da Ética Desportiva onde se procurou enfatizar o desporto enquanto escola de ética para a vida, visto que o acesso generalizado dos jovens à prática desportiva se faz cada vez mais focalizado nos resultados relegando, muitas vezes, para um segundo plano a educação dos princípios e valores éticos enquanto contributo relevante para a moralização do ato desportivo e construção da personalidade dos mais jovens.

O Dr. António Vicente, da Universidade da Beira Interior, trouxe a debate “Os fundamentos do treino – A essência da intervenção no futebol” onde foram referidos diversos exemplos práticos sobre a especificidade do treino no desporto. Pretendeu-se contribuir para um entendimento mais profundo das abordagens instrucionais concebidas e aplicadas pelo treinador no contexto de ensino-aprendizagem/treino, tendo como principal objetivo aferir acerca das congruências entre as conceções de ensino e treino do jogo de futebol e as intervenções pedagógicas no âmbito do treino.

O encerramento dos debates da manhã ficou a cargo do Dr. Joaquim Santos, da Associação Mozinho Aventura, com o debate “Os eventos como fator de desenvolvimento económico municipal”, debatendo o caso prático da prova internacional de BTT MÊDA100, que acontece anualmente no concelho e atrai cada vez mais atletas internacionais, avaliando o impacto desta prova desportiva no concelho durante a sua realização. Os eventos desportivos são, nos dias de hoje, cada vez mais reconhecidos como acontecimentos que acarretam repercussões que vão muito além do próprio âmbito desportivo. Os benefícios derivam sobretudo do consumo dos visitantes durante o evento, bem como dos efeitos no emprego e da atenção dada pelos meios de comunicação.

À tarde teve lugar a inauguração da exposição, na Biblioteca Municipal, a exposição “Sport e a Imprensa Municipal Desportiva em Portugal – 1865-1912” do Museu Nacional do Desporto. A exposição narra em breves linhas a história da imprensa desportiva, começando em 1865 com o nº 1 do Diário de Notícias (que contaria com uma secção desportiva muito importante) e terminando em 1912, ano em que Portugal participou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos.

O 2º painel contou com a presença do responsável da Biblioteca Municipal, Dr. Carlos Proença, com o tema “O jogo das Damas e as políticas de envelhecimento ativo”, onde relatou a sua experiência na participação e organização deste secular jogo de tabuleiro e o seu papel no contexto de comunidade e envelhecimento ativo.

A Dra. Carolina Vila-Chã, do Instituto Politécnico da Guarda, falou sobre o “Exercício Físico e Saúde” onde foi debatido o efeito do exercício físico na qualidade de vida das pessoas. Um estilo de vida ativo, incluindo uma prática regular de exercício físico permite melhorar a qualidade de vida dos indivíduos de várias formas, sendo frequentemente salientados benefícios físicos e psicológicos associados à prática de exercício físico.

Ivon Brandão, Técnico Superior de Desporto do Município de Mêda, falou da sua experiência aquando da sua participação nalguns projetos internacionais para a promoção da atividade física e desportiva. Também deu a conhecer a conhecer o projeto “Mêda – Nigh Runners” e “Mêda Bootcamp” que estão em implementação cujo objetivo é envolver todas as pessoas do concelho na atividade física através da realização de caminhadas/corrida e exercícios físicos ao ar livre semanalmente. Pode ficar a conhecer mais sobre estes projetos AQUI.

No decorrer da tarde foi apresentado o livro “O Jogo – Uma Constante da Vida” da autoria de Lurdes Lobão, natural do Concelho.

Galeria de Fotografias