Apelo à consciência solidária e à ajuda ao outro

Às 14H30 passou pela Mêda a Chama da Solidariedade. A chama foi recebida no Centro de Saúde de Mêda, onde marcaram presença representantes do Executivo Municipal, alunos do Agrupamento de Escolas de Mêda e do Instituo D. Maria Lacerda, assim como a população em geral.

Passado o testemunho, a Chama seguiu em cortejo até ao Largo do Município onde foram dirigidas algumas palavras aos presentes. Esta iniciativa que contou com o apoio do Município surge no âmbito de outra atividade organizada pela União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social da Guarda em Junho de 2013 em que a Chama da Solidariedade foi levada da cidade de Faro (Algarve) ate à cidade mais alta de Portugal, a Guarda. Este ano UDIPSS – Guarda, promoveu a sessão solene da saída da Chama da Solidariedade com destino ao Porto. Antes de chegar à Mêda, passou pelo concelho de Trancoso seguindo-se depois o de Vila Nova de Foz Côa, com entrega no Pocinho à UDIPSS de Bragança onde permanecerá mais uma semana até chegar ao Porto no próximo fim de semana onde haverá uma grande festa de Solidariedade.

Paulo Esteves, Vice-presidente do Município mencionou a importância desta iniciativa como sendo uma ação de sensibilização para a necessidade de sermos solidários com o outro, principalmente nos momentos mais difíceis e complicados como o que vivemos nos momentos de crise.

De seguida tomou uso da palavra o Dr. Luís Reis, referindo-se sentir-se feliz por estar aqui, demonstrando que conhece bem o concelho e que bem se faz por cá nível da Assistência Social e intercâmbios desportivos juvenis, agradecendo em nome da UDIPSS da Guarda a todos os presentes pela calorosa receção.

A chama da solidariedade para além de tudo o que lhe está intrínseco que são os valores do exercício de cidadania, os valores da solidariedade presidem na nossa sociedade e nesta fase em que a nível económico estamos menos bem, são as várias instituições que compõem a área solidária do país que fazem este magnífico trabalho na ajuda ao próximo. Os promotores desta iniciativa agradeceram ao Município pelo facto de ter apoiar esta iniciativa de cariz social.

Este tipo de iniciativas é o reconhecimento aos dirigentes, aos trabalhadores e voluntários das instituições de solidariedade social que tudo fazem para o bem-estar de cada um se concretize.