Estudantes e população da cidade de Mêda juntaram-se a esta iniciativa.

A cidade de Mêda recebeu segunda-feira, dia 31 de Maio, a última etapa do ciclo “Caminhada com Saúde”, uma iniciativa do Programa de Saúde Escolar promovido pela Unidade Local de Saúde da Guarda (ULSG), junto de escolas de 11 municípios do distrito. Tratou-se de uma actividade que foi desenvolvida localmente pelas equipas de Saúde Escolar dos centros de saúde.

A ULSG contava com uma grande adesão o que veio acontecer no concelho da Mêda, uma vez que a actividade se dirigiu a estudantes, professores, auxiliares e pais, além da restante população.

Nesta actividade participaram cerca de 600 alunos, juntamente com os seus professores, do Agrupamento de Escolas EB 2,3 de Mêda, alguns utentes do Centro de Apoio a Idosos de Mêda e alguma população local.

Segundo a entidade que organizou esta actividade, a promoção de exercício físico pretendeu incentivar os jovens a adoptar hábitos de vida saudáveis através da abordagem da temática da prevenção de doenças cardiovasculares em ambiente escolar, culminando com a promoção das actividades físicas. A opção pela organização das caminhadas justifica-se com o facto de promover a prática do exercício físico, englobando não só os estudantes, mas toda a comunidade educativa, podendo de algum modo estender-se à comunidade em geral.

O Programa de Saúde Escolar contou neste âmbito com a colaboração do REDES_DROG. Este projecto financiado pelo Interreg foi responsável pela entrega de material alusivo à prevenção do consumo do tabaco, inserida assim na prevenção das doenças cardiovasculares, nomeadamente a distribuição de t-shirts – destinadas a serem decoradas pelos participantes – bonés e folhetos.