Autarqia de Mêda decidiu homenagear Monsenhor António Pereira AmanteO Salão de Festas do Balneário Termal de Longroiva foi pequeno para apresentação do livro de homenagem  

O Salão de Festas do Balneário Termal de Longroiva foi pequeno para apresentação do livro de homenagem a Monsenhor António Pereira Amante, intitulado “Memórias – Longroiva de todos os tempos.”

A edição deste livro foi promovida pelo Município der Mêda que entendeu homenagear um Pároco que durante 62 anos esteve à frente de diversas Paróquias, nomeadamente Barreira, Marialva e Longroiva, nesta última entre 1945 a 2007.

A sessão foi presidida por Dr. João Mourato, Presidente do Município de Mêda, que foi amigo pessoal e admirador desta Pároco, que acabou por falecer em 2007.

Na referida sessão usou, também, da palavra uma representante da família, Prof. Elvira Amante que agradeceu o gesto simpático e pouco habitual de uma Autarquia para com o Pároco que cativou pessoas e que muito trabalhou em prol das populações que lhe estiveram entregues.

É de realçar, também, que D. Jacinto Botelho, Bispo de Lamego, no livro realça as qualidades do Senhor Padre António Amante, referindo o seguinte: “ Sempre sacerdote, no serviço e na solicitude pastoral dedicada às comunidades que serviu até ao limite das forças físicas, mesmo no modo exterior como se apresentava, a sua vida foi testemunho e modelo para quantos tiveram a felicidade de beneficiar da amizade da sua relação.”

Dr. João Mourato, ao encerrar esta sessão, sentiu-se comovido pela adesão massiva das comunidades que Monsenhor António Amante paroquiou.

Realçou, ainda, a pessoa simples que foi António Amante mas com uma grandeza de alma inestimável.

Por fim, acrescenta que o concelho de Mêda muito ficou a dever a este Senhor Pároco, tanto no seu exemplo e empenho, como também na correcção e trato que sempre estabeleceu com o Município de Mêda.