Aniversário do Núcleo de Mêda

No dia 17 de setembro, celebrou-se o Aniversário do Núcleo de Mêda, integrado no 1º Centenário da Liga dos Combatentes.
As comemorações, iniciaram-se com o Hastear da Bandeira, na sede do Núcleo de Combatentes de Mêda, seguindo-se a deposição de uma coroa de flores no Monumento dos Combatentes do Ultramar e o respetivo minuto de silêncio em memória dos combatentes falecido.

A Sessão Solene, decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que contou com a presença de diversas individualidades, nomeadamente Tenente General Chito Rodrigues Presidente da Liga dos Combatentes, do Sr. Presidente de Câmara de Mêda, Dr. João Mourato e do Presidente do Núcleo de Combatentes de Mêda, Coronel João Trabulo.

O Tenente General Chito Rodrigues salientou o justo reconhecimento àqueles que, de uma forma exemplar, cumpriram a missão que lhes foi atribuída, referindo ainda o exemplo que constitui para as gerações mais novas, manifestando ainda apreço por todos os ex-combatentes deste país.

No decorrer da Sessão Solene, foi atribuído um Diploma de Louvor ao Dr. João Mourato atual Presidente da Câmara Municipal de Mêda, pelas excepcionais qualidades e virtudes em tudo o que tem feito para dignificar os Combatentes e prestigiar a Liga dos Combatentes, nomeadamente a construção do Monumento ao Combatente em Mêda no ano 2004. Foi-lhe ainda atribuída a Medalha Honra ao Mérito, Grau Ouro.

Foram entregues diplomas: “TESTEMUNHA DE APREÇO”, aos sócios que contemplaram mais de 50 e 25 anos de sócios, bem como, Diploma de Compromisso de Honra “AVÓS E NETOS” a um novo sócio, neto de sócio Combatente inscrito ao abrigo do novo programa da Liga “Passagem de Testemunho dos Avós aos Netos”.

No final da manhã, sócios e convidados estiveram presentes na Missa Dominical, na Igreja Paroquial de S. Bento, presidida pelo Sr. Padre Basílio Firmino.

A Cerimónia finalizou em grande, com o concerto Musical da Banda da Sociedade Musical Gouveense “Pedro Amaral Botto Machado”, dirigido pelo Maestro Hélder Abreu, que decorreu durante a tarde, na Casa Municipal da Cultura, o qual oferecido pelo Núcleo à população.
No final do concerto, foram distribuídas algumas lembranças pelo sr. Presidente da Câmara Municipal de Mêda, bem como pelo Presidente do Núcleo de Combatentes.