Percurso IV – Do Poço do Canto às Romarias de Santo Amaro e da Nossa Senhora do Monte de Ranhados

Parta da Meda pela estrada nacional 324 até ao alto doPoço do Canto. Ao cruzeiro dos Centenários desça para o centro de Poço do Canto para uma visita à Igreja Matriz edifício rocócó de finais do século XVIII e consagrado ao Divino Espirito Santo. E composta por uma única nave e uma Capela-mor separada do restante corpo por um arco de cruzeiro ladeado por dois altares laterais, o tecto da sacristia possuí pinturas muito interessantes de cariz popular com elementos vegetalistas e pássaros da região e os altares de talha são do barroco tardio.

Do Adro poderá contemplar algumas casas solarengas: a casa de Cônsul e a Casa de D.Alda, de algum interesse arquitectónico. Regresse ao alto do Poço do Canto para retomar a viagem em direcção a Ranhados, pelo caminho municipal de Santo Amaro. Em Cancelos de Baixo faça uma paragem para ver mais um belo solar barroco do século XVIII. Neste solar alojou-se, a convite do então proprietário Caetano de Seixas, Alexandre Herculano, em 1852. A arquitectura da fachada apresenta uma singular harmonia. A porta principal está sobrepujado por um varandim. Do espaço vazio sobre a cornija ondeante encontra-se o Brasão da Família. Continue a descer até à Teja, até encontrar a capela de Santo Amaro. Suba até Ranhados freguesia de património artístico notável, constituído essencialmente pela Igreja Matriz, pelourinho, fontenova, castelo, solar dos Távoras, solar dos Condes de Avillez, antigo Tribunal e Cadeia, castro de São Jurje, Cruzeiros e casas tradicionais. De todo este património ressalta pelo seu valor arquitectónico a Igreja Matriz.

Não regresse à Meda sem visitar a Barragem de Ranhados onde é possível pescar escalos, barbos, bogas e trutas.