XXVIII Encontro do Clube de Leitura da Mêda

Ontem domingo, teve lugar mais um encontro do Clube de Leitura, onde foi debatido o livro “Coisas da Cabeça ou falta dela” com a presença da autora Helena Saraiva, e de Carla Sequeira, Vereadora do pelouro da Cultura, com moderação de Manuela Ramos, Coordenadora do CLA Mêda da Universidade Aberta. Os membros do Clube de Leitura afloraram as particularidades e o seu agrado por um livro que nos convida a refletir sobre o sentido da vida e a maneira como vamos passando por ela, nomeadamente as nossas reações às coisas por vezes intempestivas e pouco controladas. A heroicidade de Carolina a protagonista, que viveu dramaticamente mais de uma década com pensamento de vingança e que haveria de culminar no seu perdão por os que a violaram, é ladeado por toda uma multiplicidade temática como o autismo, a arrogância e a impreparação para a diferença, o vício do álcool e da droga, a procura do amor e da felicidade(…) Um humanismo assume também crucial importância vincando a importância dos seres humanos, com efeito, parecendo todos iguais formatam uma dimensão única, havendo necessidade de estimular o lado bom que temos em nós, sobrepondo-se ao menos bom, procurando a melhor versão de nós mesmos. Pontuam ainda a narrativa expressões de lágrimas e sorrisos, a mentira e a omissão e, damo-nos conta, de que as atrocidades poderão surgir mesmo em famílias abastadas e estruturadas, abalando sonhos, valores e convicções, no entanto, essa mesma estrutura familiar viria a ser essencial, constituindo os pilares de uma recuperação para a vida e para o amor.
É de destacar a entrada de mais três pessoas para o Clube de Leitura, e a participação da nova Vereadora, lendo o livro e a pertinência das suas intervenções, confere um estímulo para que o projeto com 6 anos de existência e prestes a completar 30 encontros ganhe um novo elã, maior sustentabilidade, maior fulgor, arrepiando e trilhando um caminho mais assertivo.
O próximo encontro do Clube de Leitura terá lugar no próximo dia 8 de abril, pelas 14h no auditório da Casa Municipal da Cultura. “O Rapaz do Pijamas às Riscas” de John Boyne será o livro a debater e poderá desde já ser requisitado na sua Biblioteca Municipal.