XXIX Festival de Folclore

Folclore anima tarde de domingo

Mêda segue a tradição e recebeu mais um Festival de Folclore que que juntou grupos de diferentes áreas do País e que conta já com 29 anos de vida.

Os grupos presentes desfilaram pela artéria principal pela Avenida Gago Coutinho e Sacadura Cabral até à Câmara Municipal, dirigindo-se em seguida para a Casa Municipal da Cultura, lugar da atuação dos grupos folclóricos.

A edição deste ano contou com a presença dos Grupos Folclóricos de Aveleda – Braga; Rancho Folclórico da Associação Recreativa da Penajóia – Lamego; Grupo Folclórico dos Peixinhos de Vilar – Moimenta da Beira; Rancho Folclórico Roda Viva – Telheiro, Maceira (Leiria) e o Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de Mêda.

A organização esteve a cargo do Centro Cultural e Recreativo de Mêda, em conjunto com a Câmara Municipal.

O Presidente da Câmara Municipal, Anselmo Sousa, proferiu algumas palavras de agradecimento em primeiro lugar aos Grupos de Folclore presentes, e ao público presente para assistir ao Festival. Mencionou ainda a importância que estes grupos têm na manutenção destas manifestações públicas de arte tradicional popular, onde os Grupos participantes têm oportunidade de mostrar a todos os presentes as danças, cantares e instrumentos musicais, os trajes e adereços, assim como os usos, costumes e tradições características das respetivas regiões.