Visitas guiadas e encendas no Centro Histórico

Numa iniciativa organizada pelo Município de Mêda em colaboração com a CIMBSE, realizaram-se as Visitas Guiadas e Encenadas aos Centros Históricos de Mêda e Aveloso.

Pela manhã realizou-se uma visita guiada e encenada ao Centro Histórico de Mêda acompanhada pela figura de D. Manuel I, com saída do Posto de Turismo, passagem pela Fonte das Fontaínhas, solar das Casas Novas, Fonte do Espírito Santo, Rua da Cadeia, antigo edifício da Cadeia e Tribunal, Pelourinho e Igreja Matriz, onde os participantes assistiram a um momento musical com guitarras medievais, terminando no edifício da Câmara Municipal da Mêda.

Ao inicio da tarde os participantes tiveram o privilégio de assistir a um Showcooking, na Casa do Soeiro, em Aveloso, orientado pelo experiente Chef Álvaro Costa, que, utilizando exclusivamente produtos gastronómicos do concelho, proporcionou aos presentes uma mostra da cozinha tradicional medense, onde não faltaram os tradicionais grelos à pobre acompanhados pelos enchidos e azeite da região. Houve ainda lugar a um arroz de vitela com frades, tão típicos nesta altura do ano, e, por fim, uma sobremesa preparada com a famosa Telha de Amêndoa, Requeijão e Pêra, também dos produtores locais. Nos vinhos o Chef apresentou ainda propostas dos produtores locais Quinta Vale D´Aldeia, Vinilourenço Lda., e de Lúcia e Américo Ferraz.

A Tarde continuou com uma visita guiada e encenada ao Centro Histórico de Aveloso, acompanhados pela figura de D. Manuel I e do emblemático “Albaninho do Aveloso”, que percorreu as ruas de Aveloso, representando os acontecimentos que aquela personagem tão famosa do nosso concelho, deixou na memória de todos numa encenação inesquecível.

Estiveram presentes O Sr. Presidente e a Srª Vereadora, que com o Presidente da Junta de Freguesia local, participaram na atividade. Para o Presidente da Câmara Municipal, Dr. João Mourato, estas atividades são de grande importância para o Concelho, dando especial destaque ao Showcooking e à sua importância na divulgação e promoção da nossa gastronomia, salientando ainda a importância em recuperar e promover as nossas memórias e tradições, lembrou também a figura carismática de Albano Beirão, vulgarmente conhecido como “homem macaco”, natural do Aveloso que ainda hoje é reconhecido no Concelho e no País.