Simulacro – Heliporto Municipal de Mêda

O Município de Mêda e os Bombeiros Voluntários de Mêda promoveram, no dia 29 de setembro, um”Exercício à Escala Total”, no heliporto municipal, no âmbito do plano de emergência desta infraestrutura.
O exercício envolveu a participação do Comando Sub-regional das Beiras e Serra da Estrela, (ANEPC), da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (Mêda) e do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana.
Foi simulada a queda de uma aeronave seguida da deflagração de um incêndio, que resultou em seis vítimas. A equipa de Serviço de Brigadas de Aeródromo atuou na extinção do incêndio, de modo a garantir as condições de sobrevivência das vítimas. De seguida, os meios de reforço resgataram as vítimas, que após serem assistidas e estabilizadas foram evacuadas.
A realização deste exercício permitiu testar a capacidade de intervenção operacional dos meios de socorro internos do heliporto, a sua articulação com os meios de socorro externos e a coordenação entre as várias entidades. Ao mesmo tempo, esta ação serviu para sensibilizar os diversos Agentes da Proteção Civil para as especificidades das ocorrências com aeronaves”.
Estiveram presentes neste exercício, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. João Mourato, o Sr. Vice-presidente, Eng. César Figueiredo, representantes da Guarda Nacional Republicana, o Comando dos Bombeiros Voluntários de Mêda e os serviços municipais de Proteção Civil.