O Município de Mêda celebra o Dia Mundial da Criança

Chegou o Dia Mundial da Criança e o Município da Mêda preparou juntamente com o Agrupamento de Escolas de Mêda, um programa muito especial para os mais pequenotes do concelho.

O dia foi dedicado a todas as crianças do Jardim de Infância, Patronato – Instituto D. Maria do Carmo Lacerda Faria e o 1º Ciclo. Nesta data, a Câmara Municipal de Mêda organizou diversos eventos dirigidos aos mais novos. Este ano não foi exceção e o espaço escolhido para acolher as várias atividades foi o complexo das Piscinas Municipais e no período da tarde a Casa Municipal da Cultura.

Entre as 9h00 e as 16h00 foram realizadas várias atividades: dança, insufláveis, jogos, teatro, desporto, entre outras…

Apesar do sol ter fugido e não ter sido possível ir a banhos, os vários intervenientes facultaram variadas atividades lúdicas que permitiram às crianças, educadoras e professores usufruir das potencialidades das diversões colocadas. Houve ainda um almoço especial para todas as crianças. No período da tarde,contou com uma enorme animação no salão da Casa Municipal da Cultura, com a peça de teatro “Alcateca, a terra mágica”, a cargo do grupo “Izi fun”.

Por último e nunca é demais recordar que em Portugal o Dia Mundial da Criança assinalou-se pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças enfrentavam. Neste dia, os Estados-Membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade. Mais tarde, em 1959, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu os princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança. Trinta anos depois, faziam parte integrante de um tratado que os entregou à Lei Internacional, com a adoção da Convenção dos Direitos da Criança.

Galeria de Fotografias